A febre reumática é uma doença caracterizada pela inflamação de articulações, do coração e de estruturas do cérebro decorrente de reação cruzada do organismo frente a uma infecção por um tipo específico de bactéria estreptococo. A doença tende a ocorrer em pessoas com predisposição genética.
Essa mesma bactéria causa doenças como infecções de garganta e escarlatina. Por isso, a febre reumática se manifesta no período de 7 a 15 dias após o paciente ter apresentado dor de garganta forte com febre. Deste modo, o pronto tratamento da infecção com antibiótico reduz o risco de desenvolvimento de febre reumática.
Sintomas
Os indivíduos mais afetados pela patologia em geral são crianças entre 5 e 15 anos. Entre os sintomas estão:
-
artrite (dor nas juntas);
-
inflamação no músculo do coração;
-
movimentos descoordenados dos membros por causa de inflamação no cérebro;
-
manchas avermelhadas na pele;
-
falta de apetite.
Diagnósticos
Para diagnóstico são necessários exames laboratoriais e, dependendo do avanço da doença, exames de imagem complementares como eletrocardiograma, ecocardiograma e raios-x de tórax.
Pronto tratamento da infecção com antibiótico reduz o risco de desenvolvimento de febre reumática.
O tratamento deve ser feito direcionado aos órgãos acometidos. O uso de penicilina benzatina é reservado para o tratamento da infecção de garganta para evitar o surto e como profilaxia para evitar recorrência de surtos após novos episódios de infecção.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.