A próstata é uma glândula do organismo masculino que se localiza abaixo da bexiga. Ela é responsável, em conjunto com as vesículas seminais, por mais de 90% do que é ejaculado pelo homem numa relação sexual. Portanto tem grande importância na fertilidade masculina.
"Após os 40 anos, principalmente, algumas patologias podem acometer a próstata, sendo as mais comuns a Hiperplasia Prostática Benigna e o Câncer de Próstata", afirma o urologista do Hospital 9 de Julho, Dr. Flávio Arêas.
Hiperplasia Prostática Benigna
A Hiperplasia Prostática Benigna acontece quando há crescimento de um nódulo benigno na próstata, que pode comprimir a uretra, dificultando ou impedindo a passagem da urina. Pelo fato de a urina ficar estagnada, o organismo fica mais propenso a contrair infecções. Outra consequência pode ser a formação de cálculos renais.
Sintomas
Embora as causas da hiperplasia prostática benigna sejam desconhecidas, ela é mais frequente em homens com histórico familiar da doença, com idade acima de 40 anos e que têm níveis elevados de testosterona. "Entre os sintomas estão dificuldade para urinar, sensação de urgência para urinar e incontinência urinária", diz Arêas.
Como diagnosticar?
O diagnóstico é feito por exames físicos gerais e urológicos (entre eles o toque retal), além de exames de sangue e de urina. Em alguns casos o médico pode pedir também exames de imagem como a ultrassonografia.
Tratamentos
Dependendo do avanço da doença, o tratamento pode ser feito por meio de medicações ou cirurgia. Entre as opções mais recentes de tratamento destaque para o Holep - Holmium Laser, procedimento a laser que permite a retirada completa do nódulo benigno através de laser, sem danificar a próstata. Entre as vantagens estão:
Menor sangramento;
Menos transfusão de sangue;
Menos dor no pós-operatório;
Menor tempo de internação hospitalar.
Prostatite
A Prostatite é outra doença comum que afeta o órgão. Caracterizam-se por processos inflamatórios e infecciosos da glândula, causadas muitas vezes por bactérias, podendo provocar aumento do seu tamanho e sintomas como febre, dor perineal e dificuldade ao urinar.
A única forma de confirmar o seu diagnóstico é consultar um urologista para fazer exames e iniciar o tratamento com os antibióticos corretos.
Câncer de Próstata
O câncer de próstata é uma doença silenciosa com cerca de 70 mil novos casos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Se descoberta precocemente tem 90% de chance de cura. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens.
Muitos homens, por preconceito e desconhecimento, têm medo de fazer os exames preventivos, mas a prevenção é a melhor arma no combate à doença que, na fase inicial, não apresenta sintomas.
Para homens com 45 anos ou mais é recomendado fazer anualmente o exame de PSA e o de toque retal. Já que 20% dos casos são diagnosticados na fase inicial.
O tratamento é feito por meio de acompanhamento clínico e cirurgia tradicional e cirurgia robótica, técnica que garante maior segurança aos pacientes e aos médicos.
Artigo originalmente publicado em 2016 e atualizado em 2019.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11-3147 9430
LEIA MAIS:
Mitos e verdades sobre o câncer de próstata
HIFU: nova tecnologia para tratar câncer de próstata