A dengue é uma doença infecciosa que ocorre principalmente em áreas tropicais, como o Brasil.
As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos, que combinados com o calor, potencializam a procriação das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Por isso é importante ficar atento.
Sintomas
Apesar de assintomática, é possível identificar a suspeita de dengue através de características bem comuns. A doença normalmente tem início de maneira súbita e pode vir seguida d os seguintes sintomas:
-
febre alta;
-
dor de cabeça;
-
dor atrás dos olhos;
-
dores nas costas e articulações;
-
erupção cutânea;
Os seguintes sintomas podem apontar um quadro mais grave da doença, conhecido como dengue hemorrágica.
-
dores abdominais fortes;
-
tonturas;
-
desmaios;
-
sinais de sangramento mais fortes (na urina, gengiva ou olhos, por exemplo);
-
confusão mental;
-
dor no peito;
-
tosse forte.
Tipos de dengue
Existem 4 variações diferentes do vírus da doença (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) e por isso é possível contraí-la mais de uma vez no decorrer da vida.
Nesses casos, devemos ficar atentos, pois os sintomas da doença podem se intensificar a cada novo caso, aumentando os riscos de dengue hemorrágica.
Tratamento
O tratamento da dengue consiste basicamente em repouso e no combate aos sintomas, usando medicamentos como dipirona e paracetamol.
Não devem ser usados remédios a base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios (como aspirinas e AAS), pois isso pode aumentar o risco de hemorragia.
Também deve-se tomar bastante líquido como água, chá e suco para reidratar o corpo.
Prevenção
Apesar de os testes coma vacina da dengue terem iniciado, a forma mais eficaz de prevenção da doença é por meio do combate ao mosquito, impedindo sua reprodução.
Por isso, é necessário eliminar locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, principalmente em nossas residências.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430