Logo

Doenças Respiratórias

1 minuto de leitura

Bronquite é causada por vírus e bactérias

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 14/06/2016

A doença é caracterizada pela inflamação dos brônquios, que são as vias que conduzem o ar que é respirado até os alvéolos pulmonares. No paciente com bronquite, os cílios que revestem o interior dos brônquios deixam de eliminar o muco presente nas vias respiratórias: ao acumular a secreção, os brônquios passam a ficar inflamados e contraídos, dificultando a passagem do ar. A bronquite muitas vezes é confundida com a asma, que é uma doença crônica caracterizada por crises de sibilância, tosse e falta de ar, principalmente em crianças.

Há dois tipos de bronquite. A aguda é a que provoca crises mais curtas, que podem durar uma ou duas semanas. Geralmente ela é provocada por vírus. Em alguns casos, porém, pode ser ocasionada por infecção bacteriana. Há pacientes em que as crises de bronquite são desencadeadas pelo contato com substâncias como poeira, inseticidas, tintas, ácaros, entre outras. O tabagismo, tanto ativo quanto passivo, pode agravar a doença.

Já a bronquite crônica é aquela em que a inflamação dos brônquios acontece de forma muito prolongada e geralmente está associada ao tabagismo. "Juntamente com o Enfisema, a Bronquite Crônica é uma das Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC)", afirma o pneumologista do Hospital 9 de Julho, Dr. Alexandre Kawassaki. Quando não tratada, a bronquite crônica deixa o paciente mais vulnerável a outras infecções respiratórias como a Pneumonia.

A tosse é o principal sintoma da enfermidade. Na forma aguda, ela pode ser seca ou com expectoração. Nos pacientes com bronquite crônica sempre há expectoração, que no começo da doença é de aspecto claro e com o passar do tempo vai se tornando amarelada. Outros sintomas são falta de ar e chiado no peito.

Para fazer o diagnóstico é necessária avaliação clínica e também, dependendo do caso, exames como a Prova de Função Pulmonar. Nos casos de bronquite aguda, o médico pode recomendar melhorar a hidratação, ingerindo mais líquidos, e utilizar analgésicos ou descongestionantes. Para o doente de bronquite crônica, o principal tratamento consiste em parar de fumar. Também podem ser necessárias medicações como broncodilatadores e antibióticos.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico