Sim. É que nesta época do ano, com o clima mais seco, dor de cabeça, irritação na garganta e olhos e até cansaço são sintomas provocados pela baixa umidade do ar. Estes podem ser sinais da rinite alérgica, inflamação da mucosa do nariz que ocorre quando a pessoa entra em contato com determinadas substâncias como poeira, ácaros, pelos de animais ou insetos, entre outros.
A mucosa do nariz é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. Também tem a função de impedir que agentes agressores ao organismo cheguem aos pulmões. Quando entra em contato com substâncias que podem ser nocivas, o organismo desencadeia respostas imunológicas para barrá-las. No caso dos pacientes com rinite alérgica, a mucosa do nariz responde de maneira exacerbada a algumas substâncias específicas, isso gera crises de obstrução nasal, espirros, coceira e coriza.
Há casos em que a rinite alérgica começa a se manifestar somente na vida adulta, quando o paciente se torna alérgico a uma determinada substância. Porém há pessoas que têm a doença desde a infância.
Como saber se tem a doença
Para diagnosticar a patologia é necessária avaliação clínica e de histórico do paciente. O médico pode solicitar também exames complementares como nasofibrolaringoscopia, exames de imunidade e de imagem, para saber se é realmente rinite alérgica ou outra enfermidade distinta.
"A diferença entre a rinite e a gripe ou resfriado, por exemplo, é que a primeira não provoca dores musculares e de cabeça, tampouco febre ou indisposições", afirma o otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho Paulo Saraceni Neto.
O tratamento da rinite alérgica pode incluir a recomendação de medidas de higiene, mudanças no ambiente que o paciente frequenta a fim de evitar o contato com agentes alergênicos, além de terapia medicamentosa ou imunológica.
Além da rinite do tipo alérgica há também outras formas de rinite. Dentre elas podemos citar a rinite irritativa devido a poluição, cigarro e produtos químicos; a rinite aguda viral, que é o resfriado típico; e a rinite atrófica, que causa ressecamento e excesso de crostas no nariz.
Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.