Logon
Blog

Você sabe o que é sarcoma de partes moles?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Agendar Consulta​
​​​​​​​​

Os sarcomas são tumores raros que atingem as chamadas partes moles do nosso corpo. "Para explicar de uma forma simples, podemos dividir nosso organismo em pele, ossos e vísceras. Entre eles há tecidos constituídos, principalmente por músculos e gordura. É nessas partes que o sarcoma se instala", afirma o cirurgião oncologista do Hospital 9 de Julho, Renato Santos de Oliveira Filho. 

Quando os sintomas do sarcoma se manifestam, geralmente se caracterizam pelo surgimento de um nódulo em alguma parte do corpo. Dependendo da área atingida, o sarcoma pode causar dor, especialmente se estiver comprimindo algum órgão ou nervo. "É muito importante que as pessoas sempre fiquem atentas ao surgimento de nódulos e é necessário consultar um especialista quando isso é detectado. Muitas vezes essas massas são tumores benignos, mas só com exames será possível saber com certeza", diz o médico. Segundo ele, tumores costumam aumentar de tamanho, mas é comum que as pessoas não percebam esse crescimento, já que ele pode não se dar de forma rápida.

O especialista explica que as causas do sarcoma ainda não são conhecidas, mas há fatores de risco para o desenvolvimento doença. Para fazer o diagnóstico é necessária uma biopsia. "Geralmente o tratamento é feito por meio de cirurgia. Dependendo da situação pode requerer tratamento prévio e/ou posterior de radioterapia ou de quimioterapia", diz. Nos membros, a cirurgia deve obedecer aos princípios da ressecção compartimental. Os sarcomas intracavitários (abdome e tórax) requerem habitualmente ressecções complexas.

Tanto os portadores de melanoma quanto os de sarcoma precisarm de seguimento oncológico regular, já padronizados.

​​Agendar Consulta​​​​
​​​​​​​​

​​ Agendamento​

Veja mais