Logo

Oncologia

2 minutos de leitura

Você sabe o que é sarcoma de partes moles?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 15/06/2016

Os sarcomas são tumores raros que atingem as chamadas partes moles do nosso corpo. "Para explicar de uma forma simples, podemos dividir nosso organismo em pele, ossos e vísceras. Entre eles há tecidos constituídos, principalmente por músculos e gordura. É nessas partes que o sarcoma se instala", afirma o cirurgião oncologista do Hospital 9 de Julho, Renato Santos de Oliveira Filho. 

Quando os sintomas do sarcoma se manifestam, geralmente se caracterizam pelo surgimento de um nódulo em alguma parte do corpo. Dependendo da área atingida, o sarcoma pode causar dor, especialmente se estiver comprimindo algum órgão ou nervo. "É muito importante que as pessoas sempre fiquem atentas ao surgimento de nódulos e é necessário consultar um especialista quando isso é detectado. Muitas vezes essas massas são tumores benignos, mas só com exames será possível saber com certeza", diz o médico. Segundo ele, tumores costumam aumentar de tamanho, mas é comum que as pessoas não percebam esse crescimento, já que ele pode não se dar de forma rápida.

O especialista explica que as causas do sarcoma ainda não são conhecidas, mas há fatores de risco para o desenvolvimento doença. Para fazer o diagnóstico é necessária uma biopsia. "Geralmente o tratamento é feito por meio de cirurgia. Dependendo da situação pode requerer tratamento prévio e/ou posterior de radioterapia ou de quimioterapia", diz. Nos membros, a cirurgia deve obedecer aos princípios da ressecção compartimental. Os sarcomas intracavitários (abdome e tórax) requerem habitualmente ressecções complexas.

Tanto os portadores de melanoma quanto os de sarcoma precisarm de seguimento oncológico regular, já padronizados.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico