Logo

Gastroenterologia

3 minutos de leitura

Doença Inflamatória Intestinal: como saber se tenho o problema?

Entre os sintomas mais comuns do quadro estão diarreia persistente e dor e cólica abdominais
Dra. Vanessa Cristina do Prado Quelhas - Cirurgiã do aparelho digestivo e proctologista Atualizado em 13/05/2024

A Doença Inflamatória Intestinal (DII) engloba diversas condições que afetam o sistema digestivo e provocam inflamação crônica.  

Entre elas, destacam-se a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, que causam sintomas desagradáveis como diarreias, dores abdominais, cólicas e sangramentos retais. Continue a leitura para entender mais sobre os tipos, sintomas, diagnóstico e tratamentos disponíveis para os problemas de saúde. 

O que é Doença Inflamatória Intestinal (DII)?

A Doença Inflamatória Intestinal (DII) é um termo que abrange diversas condições crônicas que afetam o sistema digestivo.  

Elas provocam uma inflamação persistente no trato gastrointestinal, que resulta em diversos sintomas desconfortáveis e, em casos graves, complicações. 

Além de crônicas, as condições são autoimunes, ou seja, o sistema imunológico ataca erroneamente o revestimento do intestino.  

As mais comuns são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, que costumam surgir com mais frequência entre o final da adolescência, o início da vida adulta e a partir dos 50 anos.  

Tipos de Doença Inflamatória Intestinal?

Entre os principais tipos de doença inflamatória intestinal, estão: 

Retocolite Ulcerativa  

Provoca inflamação no revestimento interno do cólon e do reto. Portanto, afeta a camada mais superficial da parede do intestino.  

Na maioria das vezes, se manifesta de forma contínua ao longo do cólon, começando no reto e se estendendo ao cólon ascendente.  

Os sintomas incluem diarreia com sangue, cólicas abdominais, urgência em defecar e sensação de evacuação incompleta. 

Doença de Crohn 

Afeta qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Causa uma inflamação que pode penetrar profundamente nas camadas do intestino.  

Por isso, é comum que provoque complicações como estreitamento (estenoses) e perfurações (fístulas) no trato gastrointestinal.  

Surgem sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso e fadiga. 

Colite Indeterminada 

A colite indeterminada é uma condição em que os sintomas não são claros o suficiente para diagnosticar como retocolite ulcerativa ou doença de Crohn.  

Muitas vezes, o especialista não consegue determinar se o paciente tem retocolite ulcerativa ou doença de Crohn com base nos exames realizados. Portanto, é uma condição que torna o diagnóstico e o tratamento desafiadores.  

O que causa Doença Inflamatória Intestinal?

A origem exata da doença inflamatória intestinal não é completamente compreendida. Porém, sabe-se que as causas são multifatoriais e incluem a disbiose intestinal e fatores genéticos. 

A disbiose é um desequilíbrio na composição da microbiota intestinal, que pode ser resultado de dietas ricas em alimentos com muitos conservantes e aditivos químicos.  

Esse desequilíbrio na microbiota desencadeia alterações inflamatórias e imunológicas no corpo humano, levando a um ataque do sistema imunológico contra a parede do intestino. 

Em relação a fatores genéticos, sabe-se que indivíduos com histórico familiar de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa apresentam uma predisposição genética para o desenvolvimento de doença inflamatória intestinal 

Quais são os sintomas de Doenças Inflamatórias Intestinais?

Os sintomas da Doença Inflamatória Intestinal variam de acordo com o tipo e a gravidade da condição. Geralmente, incluem:  

  • Diarreia persistente.  
  • Sangramento retal.  
  • Dor abdominal.  
  • Cólicas.  
  • Perda de peso.  
  • Fadiga.  
  • Obstrução intestinal (no caso de doença de Chron).  
  • Vontade repentina de evacuar.  
  • Febre. 

Podem surgir também manifestações reumatológicas, cutâneas ou oculares:  

  • Dor, inchaço e calor nas articulações. 
  • Problemas de pele (como a psoríase).  
  • Alterações nos olhos, como inflamações. 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico envolve avaliação dos sintomas, histórico médico e familiar. Durante a consulta, o especialista pode realizar um exame físico, incluindo palpação abdominal e toque retal. 

Geralmente, solicitam-se exames de sangue para identificar inflamações e a presença de autoanticorpos sugestivos para a condição.

Escrito por

Dra. Vanessa Cristina do Prado Quelhas

Cirurgiã do aparelho digestivo e proctologista
Escrito por

Dra. Vanessa Cristina do Prado Quelhas

Cirurgiã do aparelho digestivo e proctologista