Logon
Blog

Você conhece a Retocolite Ulcerativa?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​O nome é um pouco complicado, mas a Retocolite Ulcerativa é uma forma de Doença Inflamatória Intestinal (DII) que acomete somente os cólons (intestino grosso), especialmente sua parte final. Provoca diarreia, dor abdominal e sangramento nas fezes. Assim como na Doença de Crohn, pessoas com Retocolite Ulcerativa são geneticamente predispostas, com  cólon inflamado e com úlceras.

Como se faz o diagnóstico da doença?
O padrão ouro para o diagnóstico é a colonoscopia com coleta de biópsias das áreas inflamadas. Exames de sangue, fezes, assim como tomografia e ressonância magnética do abdome também podem ser úteis.

Como a doença é tratada?
Dependendo dos sintomas o médico prescreve medicamentos para reduzir a inflamação do intestino. Diferentemente da Doença de Crohn​, na Retoclolite Ulcerativa a maioria dos pacientes responde bem a remédios de ação apenas local (denominados aminossalicitados), sem alterar o sistema imunológico. "Casos mais graves podem também precisar de remédios imunossupressores mais potentes, inclusive imunobiológicos, à semelhança da DC", afirma o Dr. Mateus  Azevedo, gastroenterologista e coordenador do Centro de Doença Inflamatória Intestinal (CDII).

A cirurgia também pode ser necessária, especialmente em casos graves em que os medicamentos falharam ou quando há desenvolvimento de tumores. Nesses casos, há necessidade de se retirar todo o intestino grosso.

​Fique atento a esses sinais e sintomas por mais de 30 dias:

Dor abdominal recorrente, especialmente se não controlada com remédios habituais;

Alteração intestinal súbita, especialmente diarreia;

Sangramento intestinal;

Aparecimento de caroços dolorosos e secreções na região entorno do ânus;

Emagrecimento inexplicado;

Aftas orais;

Sintomas digestivos acompanhados de febre, manchas na pele, olho vermelho ou dores articulares.


​​Agendamento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​


Veja outros temas:

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .