Logon
Blog

Veja quatro dicas para andar bem de bike e evitar lesões

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Um dos pilares de atuação do Hospital 9 de Julho é investir em medicina preventiva para estimular seus pacientes a adotar hábitos saudáveis que garantam mais qualidade de vida. Por isso foi um dos patrocinadores da 69ª Prova Ciclística 9 de Julho, organizada pela Fundação Gazeta, e que ocorreu no último dia 9 de Julho.

O patrocínio mostra que colocamos em prática aquilo que pregamos todos os dias, a qualidade de vida como busca pela saúde e prevenção da doença.

Para quem quer se exercitar aproveitando as novas ciclovias feitas por toda a cidade de São Paulo, selecionei algumas orientações básicas porém muito importantes para a prática correta da atividade:

Leveza​: bicicleta urbana tem que ser leve, ter um bom amortecimento, selim (banco) confortável e com bom sistema de marchas;

Selim: fundamental para evitar lesões. O selim deve estar na altura aproximada do períneo quando a pessoa estiver em pé;

Guidão: verifique se está confortável o acesso aos controles, freio, buzina e marchas, e mantenha os cotovelos em leve flexão e os ombros discretamente à frente;

Pés: o apoio nos pedais deve ser feito com a parte da frente do pé (antepé), o que melhora a eficiência da pedalada.

Quando o selim e o guidão estão desregulados, a probabilidade de lesões na articulação entre a patela (antiga rótula) e fêmur, além de dores nas costas é grande. Os ajustes são simples, mas fazem bastante diferença tanto no desempenho, como na saúde do praticante. Esses cuidados devem ser redobrados por quem utiliza as ciclovias apenas aos finais de semana.

As últimas recomendações são: use protetor solar, proteja-se com acessórios adequados como capacete, luvas, proteção para cotovelos e ombros. Vale lembrar também que o acompanhamento médico é de suma importância.

Seguindo as instruções acima além de se exercitar e fazer bem para sua mente e seu corpo você irá se divertir com segurança.


​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​


​​ Agendamento​

Veja mais