Logon
Blog

Tratamento do refluxo inclui dieta e mudança de hábitos

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​​Azia, sensação de queimação, regurgitação e tosse podem ser sintomas do Refluxo Gastroesofágico. ​Trata-se de uma  doença benigna que afetam o esôfago. A enfermidade é relativamente comum na população e se caracteriza pelo retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, ocasionando os sintomas.

"Em casos em que não se consegue sucesso no tratamento clínico feito por meio de dietas, mudança de hábitos e uso de medicações, pode ser indicada a cirurgia. As causas da doença podem estar associadas ou não à hérnia de hiato (um defeito anatômico) e a distúrbios funcionais na transição esofagogástrica", explica o cirurgião do aparelho digestivo do Hospital 9 de Julho Dênis Pajecki.

​Já entre as doenças malignas consta o câncer do esôfago, que pode se apresentar de duas formas principais. "Um deles é o carcinoma espinocelular, cuja causa está fortemente relacionada ao tabagismo e ao alcoolismo. Já o adenocarcinoma em geral esta ligado à Doença do Refluxo Gastroesofágico mal controlada e de longa duração. A cirurgia do câncer de esôfago em geral é feita pela remoção do tumor e inclui a retirada de parte do esôfago e do estômago. O tratamento dessa doença é multimodal, ou seja, cirurgia associada a quimioterapia e/ou radioterapia, e definido por protocolos bem estabelecidos, envolvendo cirurgiões e oncologistas.

"Nos últimos anos as cirurgias do esôfago foram beneficiadas pelos avanços da cirurgia minimamente invasiva. Atualmente no Hospital 9 de Julho esses procedimentos são tratados por videocirurgia e tecnologia robótica", afirma Pajecki. 


​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​



​​ Agendamento​

Veja mais