Logon
Blog

Tendinite: causas, sintomas e tratamentos

Entenda como a inflamação dos tendões pode afetar seu corpo e saiba como prevenir o problema

​​A tendinite é uma inflamação dos tendões, estruturas que conectam os músculos aos ossos. É uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades, causando desconforto e limitações de movimento, além de impactar a qualidade de vida se não for tratada adequadamente. Veja mais a seguir. 

O que é tendinite? 

Tendinite é um processo inflamatório que ocorre em qualquer tendão do corpo. Os tendões são estruturas que conectam os músculos aos ossos e estão sujeitos às forças de tensão durante o movimento. Muitas inflamações, aliás, decorrem dessa ação de tensionamento (quando em excesso) ao qual os tendões estão submetidos.  

​​Agendar consulta​

Principais causas da tendinite 

A principal causa da tendinite é a sobrecarga de força e tensão associada a movimentos repetitivos em atividades esportivas ou profissionais.  

Traumas locais, doenças infecciosas e reumatológicas (como a artrite reumatoide) também podem causar o problema.  

Tipos mais comuns de tendinite: 

Alguns tipos de tendinite são mais comuns de ocorrer. São eles:  

Tendinite no ombro 

Ocorre nos tendões dos músculos do manguito rotador que são responsáveis por estabilizar o ombro. Também pode ocorrer no músculo do bíceps.  

Costuma ser causado por atividades repetitivas que necessitam dos braços acima da cabeça, como esportes de arremesso, com raquetes; ou ainda em trabalhos braçais.  

Tendinite no pulso 

Ocorre nos tendões dos músculos que controlam os movimentos de flexão e de extensão de dedos e da mão, podendo ser causados por esforços repetitivos como no uso de mouse e teclados, celular, ferramentas e máquinas em geral. 

Tendinite patelar (tendinite no joelho) 

Acontece muito comumente na frente do joelho, no tendão quadriceptal ou no ligamento patelar (historicamente consideravam o ligamento patelar como um tendão, mas não é).  

É muito comum em atletas que praticam movimentos de salto ou arrancada, como no vôlei, atletismo e futebol. 

Tendinite de Quervain 

É a tendinite que acomete os tendões dos músculos extensores do polegar (que fazem o sinal de “joinha" acontecer). É muito comum em pessoas que usam ferramentas pesadas que exigem desvio do punho para o lado do polegar; ou digitação em celular com o uso o polegar. 

Leia mais sobre tendinite de Quervain​

Tendinite do tendão calcâneo 

Como o próprio nome diz, é a tendinite que ocorre no tendão calcâneo, que conecta a panturrilha ao osso da parte de trás do pé, o calcâneo. Ocorre com maior frequência em pessoas que praticam atividades que envolvem saltar, correr, ou andar em demasia.  

Sintomas de tendinite 

Os sintomas mais comuns da tendinite são:  

  • Dor; 
  • Inchaço no local do tendão; 
  • Perda de força causada pela dor, inibindo a ativação do músculo do tendão acometido; 
  • Sensibilidade ao toque no tendão inflamado. 

​Qual médico procurar? 

O principal especialista em tratar a tendinite é o médico ortopedista. No entanto, fisiatras e reumatologistas também podem realizar diagnóstico e iniciar tratamento. 

H2> É possível prevenir a tendinite? 

A tendinite decorrente de movimentos repetitivos (no trabalho ou durante atividade física) pode ser prevenida com algumas medidas simples, como: 

  • Aquecimento antes do exercício: o aquecimento ajuda a preparar os músculos e tendões para o exercício. 
  • Fortalecimento muscular: ajuda a proteger os tendões de lesões. 
  • Uso correto da postura: evita a sobrecarga dos músculos e tendões.  

Formas de tratamento para a tendinite 

O tratamento da tendinite inclui o uso de anti-inflamatórios não hormonais ou corticoides, além de fisioterapia e repouso do membro afetado. Também pode ser recomendado a imobilização do local, além da interrupção da prática da atividade que gerou o problema até a recuperação. 

A correção com cirurgia raramente é necessária. Em geral, ela é recomendada para casos específicos ou para aqueles que não respondem ao tratamento clínico. 

​​Agendar con​sulta​



​​ Agendamento​

Veja mais