Logon
Blog

Sem tratar, pneumonia pode levar a infecção generalizada

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​Agendar Consulta​

A pneumonia é uma doença que atinge os pulmões e, quando não tratada, torna-se perigosa, pois se o microrganismo que causa a doença  (vírus, bactérias, fungos ou parasitas) atingir a circulação, pode ocorrer infecção generalizada.​ 

Os principais causadores de pneumonia são os vírus e as bactérias, que se aproveitam de uma falha nas defesas do organismo para causar a doença. Há várias condições predisponentes, como infecção viral precedente (gripe ou resfriado), alteração da capacidade de deglutição, doenças crônicas e tabagismo. "Dessa forma, a melhor forma de prevenir essa enfermidade é adotando hábitos saudáveis de vida, mantendo-se sempre hidratado, com a vacinação em dia e evitando o cigarro", explica o  o pneumologista do Hospital 9 de Julho, Dr. ​Alexandre Kawassaki.

O que ocorre com quem tem pneumonia ?

Em um paciente com pneumonia, os alvéolos pulmonares (que se assemelham a pequenos sacos de ar que enviam oxigênio para a corrente sanguínea), se enchem de secreções como pus e muco. Isso dificulta a oxigenação do organismo e pode comprometer o trabalho de outros órgãos do corpo.  

Sintomas

  • tos​se 
  • febre 
  • falta de ar 
  • fraqueza 

​Pode acometer pessoas de todas as idades, com mais frequência em crianças pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas. "Em idosos os sintomas são menos evidentes, muitas vezes manifestando-se apenas como uma confusão mental", alerta Dr. Kawassaki. 

Diagnóstico

Segundo o médico, o diagnóstico é feito principalmente através de avaliação clínica, radiografia de tórax, exames laboratoriais e realização de tomografia computadorizada de tórax em alguns casos. 

Tratamento

O tratamento é feito com base em medicamentos antimicrobianos, principalmente antibióticos. "Nos casos suspeitos de pneumonia pelo vírus influenza está indicado o uso de antivirais", diz Dr. Kawassaki.​​​

​​​​​​​​​Agendar Consulta​​


​​ Agendamento​

Veja mais