Logo

Disturbios Alimentares

2 minutos de leitura

Sem sinais evidentes, bulimia é difícil de ser detectada

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 15/06/2016

Em um primeiro momento, o indivíduo ingere grandes quantidades de alimentos. Depois sente culpa e tenta se livrar do excesso de calorias induzindo o vômito, usando medicamentos laxantes e diuréticos ou se submetendo a uma carga elevada de exercícios físicos. Quem age dessa forma pode estar sofrendo de um transtorno alimentar chamado Bulimia Nervosa.

Diferentemente da Anorexia Nervosa, em que a pessoa muitas vezes se recusa a comer e pode chegar à desnutrição, quem tem Bulimia não deixa de se alimentar e pode até apresentar excesso de peso. Mas o medo de engordar e a tentativa desesperada de emagrecer são características comuns aos pacientes dos dois tipos de distúrbios, assim como o sentimento de insatisfação com o próprio corpo. Outra semelhança com os pacientes de Anorexia é que os bulímicos também podem desenvolver transtornos mentais associados como depressão, ansiedade e dependência de substâncias químicas que o auxiliem a perder peso. As consequências para a saúde também incluem geralmente desidratação e desequilíbrio eletrolítico do corpo, problemas gastrointestinais e relacionados com os dentes. 

De acordo com a Associação Nacional de Anorexia Nervosa e Distúrbios Associados, dos Estados Unidos, há outros indícios físicos característicos de quem tem Bulimia, como o inchaço das glândulas salivares e o rompimento de vasos sanguíneos na região dos olhos.

Como os sinais da doença não são tão evidentes como na Anorexia, nem sempre a Bulimia é detectada com facilidade. Mas quando o próprio paciente ou a família suspeitam do problema, devem procurar auxílio médico. O profissional de saúde vai poder fazer o diagnóstico através da análise do histórico de saúde, hábitos alimentares e exames complementares.

O tratamento é mais eficiente quando o paciente conta com o auxílio de uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais de Saúde Mental, endocrinologistas e nutricionista, entre outros. Em alguns casos medicamentos podem ser utilizados para aliviar os sintomas de depressão e ansiedade.

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico