Logon
Blog

Saiba como identificar os sintomas da gastrite

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

A gastrite é um problema muito comum em boa parte da população. Ela causa sensação de queimação no estômago, azia e inchaço na região abdominal.

Isso acontece porque o estômago perde a proteção das mucosas. Assim, ao ingerir um alimento mais ácido, suas paredes são ainda mais irritadas e feridas. 

Normalmente, a doença surge devido a fatores externos como má alimentação, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, estresse, tabagismo e até mesmo devido ao uso excessivo ou indiscriminado de medicamentos - por isso o cuidado com a automedicação. Comidas industrializadas, ricas em gordura e com alto teor de conservantes aumentam as chances de se desenvolver o problema. No caso do estresse, os hormônios liberados pelo organismo também irritam as paredes do estômago. 

Além desses fatores, a gastrite pode ser causada por uma bactéria, a H. Pylori, que se instala no estômago e desequilibra o PH gástrico. Estima-se que 70% da população mundial está infectada por ela, que pode ser contraída ao ingerir água ou alimentos contaminados. 

Quem sofre desse mal, além dos sintomas citados acima, pode sofrer também com enjoos e até dores de cabeça. O problema se estende por dias e tende a piorar e causar ainda mais sofrimento no paciente se não for identificado a tempo por meio de exames como a endoscopia

Tratamento
A gastrite tem tratamento, mas é preciso segui-lo à risca, pois o desconforto tende a voltar. Há casos em que a doença pode ser crônica e pode evoluir para algo mais grave, como câncer de estômago, por exemplo. Daí a importância de um acompanhamento médico adequado. 

O tratamento do problema, seja causado pela bactéria ou por outros fatores, é feito por medicamentos que ajudam a recuperar a proteção natural do estômago, além de ser recomendado que o paciente adote uma alimentação saudável - com menos gordura e açúcar - e pratique exercícios físicos para ajudar a amenizar o estresse do dia a dia. 

Não deixe de consultar um médico caso sinta alguns desses sintomas por mais de uma semana. A gastrite, assim como outros problemas gastrointestinais, tem cura e o segredo da prevenção pode estar em uma vida mais saudável.

Dr. Guilherme Andrade, médico do Centro de Gastroenterologia do H9J

​​Agendamento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​

Veja mais