Logon
Blog

Ruídos ao abrir e fechar a boca podem ser sinal de ATM

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Agendar Consulta​
​​​​​​

A Disfunção da Articulação do Osso Temporal com a Mandíbula (ATM ou DTM) é a expressão usada para referir-se a problemas que atingem as articulações temporomandibulares. Movimentos mandibulares limitados e irregulares, dificuldade na abertura e na mastigação de alimentos fibrosos, presença de ruídos (como estalidos) quando o paciente abre e fecha a boca são alguns dos sintomas da ATM. "Nos estágios iniciais, a ATM não causa dores muito significativas. Elas vão surgir nos estágios mais avançados", explica o especialista em Dor Orofacial do Hospital 9 de Julho, Alexandre Machado.​ 

As lesões nos tecidos temporomandibulares são as principais causas de dores na ATM. Elas podem resultar traumas externos derivados de acidentes ou de atividades esportivas. "Procedimentos ou manobras clínicas como, por exemplo, cirurgias intrabucais, endodontia e intubação também podem provocar essas lesões, pois são situações nas quais o paciente precisa muitas vezes ficar por tempo prolongado com abertura máxima da boca", afirma. Outra causa frequente das dores na ATM é relacionada com problemas de desalinhamento das arcadas dentárias superior e inferior, dificultando seu "encaixe" correto e com isso podendo resultar em microtraumatismos prolongados. 

O principal sintoma que caracteriza as disfunções da ATM é a dor localizada e que se estende por uma determinada região da boca ou da face. "A Otalgia ou dor no ouvido é uma queixa muito frequente e que pode estar relacionada com a disfunção da ATM", diz. 

Segundo ele, existem diversos métodos que podem ser utilizados para o diagnóstico da disfunção. "Todos eles devem começar com uma detalhada avaliação do profissional através de um questionário para conhecer o histórico do paciente. Em seguida podem ser pedidos exames de imagens e laboratoriais", explica. Entre os exames de imagem solicitados incluem-se, conforme a necessidade de cada paciente, desde radiografias panorâmicas até avaliações mais sofisticadas como as tomografias computadorizadas e de ressonância magnética. ​

O tratamento das Disfunções de ATM visa dois objetivos principais: o alívio da dor e a progressiva identificação e correção dos fatores envolvidos no desencadeamento dessa dor. "Em geral o tratamento prioriza procedimentos não invasivos como medicamentos, técnicas a base de laser e uso de placas oclusais, para permitir melhor fechamento das arcadas dentárias. Contudo, tratamentos que restaurem estruturas lesadas ou que modifiquem as relações biomecânicas maxilo-mandibulares podem ser necessários e envolvem técnicas cirúrgicas, protéticas e ortodônticas", explica.

​​Agendar Consulta​​


​​ Agendamento​

Veja mais