Logon
Blog

Problemas digestivos: por que o check-up é tão importante?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

Você passa dias e mais dias com aquele mal-estar chatinho, que não cede com o remédio da colega. Até que acorda sem condições de trabalhar e corre para o pronto-socorro. Lá, descobre que, possivelmente, está com suspeita de problemas gastrointestinais.

Suspeita-se de gastrite e até de uma tal de pancreatite, que é a inflamação aguda ou crônica do pâncreas. O médico solicita uma série de exames e solicita a sua internação para melhor recuperação. Quanto tempo você levou entre a chegada ao pronto-socorro e o momento da alta? Dias ou talvez semanas?

Vale a pena ter esse nível de desconforto e de atraso nas suas atividades cotidianas? Obviamente que não! Por isso, o check-up é tão importante. Em vez de contabilizar o tempo investido na prevenção, compare-o com tudo o que teria que passar se precisasse de atendimento urgente.

Já existem hoje serviços que oferecem uma agenda em que é possível agrupar o maior número de consultas e exames em um mesmo dia, por vezes, em apenas um período (manhã ou tarde).​

Em um bom check-up é possível tratar eventuais doenças ainda em fase inicial, evitando o desgaste de internações e tratamentos invasivos.

Nessa consulta com o médico, você terá a chance de falar com calma sobre a sua rotina e o que no seu estilo de vida pode ser melhorado para que sua saúde se mantenha equilibrada.

Se você tiver problemas digestivos, por exemplo, o médico terá tempo para pedir uma endoscopia, procedimento que analisará as principais estruturas do aparelho digestivo. Se necessário, pode tirar amostras de tecidos (biópsia) para análise mais aprofundada.

Em um bom check-up, é possível tratar eventuais doenças ainda em fase inicial. Isso reduz eventuais desconfortos e pode evitar todo o desgaste das internações e tratamentos mais invasivos.

Pense nisso antes de dizer que não tem tempo para a sua próxima consulta!

Conteúdo originalmente publicado em 27/04/2016

​​​


​​ Agendamento​

Veja mais