Logon
Blog

PET-CT: o que é e para que serve?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

O exame Pet-Scan, conhecido também pelo nome Pet-CT é um exame de diagnóstico por imagem (PET e CT) que quando realizados em conjunto são muito eficientes na detecção de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos.​ Esse é o caso do PET-CT, exames diagnósticos por imagem (PET e C​T) que quando realizados em conjunto são muito eficientes na detecção de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos.

​​​O que significa ​PET e CT no exame de PET Scan?

A sigla PET vem do inglês e traduzida significa “Tomografia por Emissão de Pósitrons”. Esse é um exame que revela alterações no metabolismo celular. Já CT é a sigla em inglês para “Tomografia Computadorizada”, exame que produz imagens detalhadas da anatomia do paciente por meio de tecnologia digital e recursos de raio-x.

Para realizar esses exames é preciso aparelhos de alta tecnologia. Juntos eles permitem uma análise minuciosa do metabolismo e da anatomia do corpo do paciente.

Para quem o PET Scan é indicado?​

O PET-CT é indicado em casos suspeitos de câncer, para análise do estágio de um tumor, para avaliação de eficácia de tratamento, para planejamento de radioterapia, para verificar a saúde de corações que já tenham sofrido infartos e para analisar a função cerebral em detalhes.

Como é feito o exame de PET Scan?

O procedimento não é invasivo e é extremamente seguro. Para realizá-lo, o paciente recebe, por via venosa, uma substância que emite baixas doses de radiação a base de glicose. Com isso, o médico consegue observar o consumo da glicose em cada parte do corpo e localizar possíveis problemas. O procedimento não é invasivo e é extremamente seguro.

O exame leva cerca de duas horas, porque é preciso esperar que a substância faça o efeito desejado no organismo. Além disso, é necessário jejum de seis horas antes da realização do exame.

Preparação para o exame

Alimentos ricos em carboidratos (pão, massa, arroz, batata, doces, derivados do leite, etc.) devem ser evitados 24 horas antes do procedimento. No mesmo período é proibida a prática de atividades físicas. Medicamentos como a insulina devem ser suspensos conforme orientação no momento do agendamento.

Nos dias frios é importante se agasalhar para evitar ativação de mecanismos biológicos para compensar a queda de temperatura do corpo, que por sua vez pode alterar o metabolismo da glicose das células e prejudicar a qualidade do procedimento.​

Medicamentos como a insulina devem ser suspensos conforme orientação no momento do agendamento.

Dependendo do motivo, é preciso utilizar meios de contraste da tomografia computadorizada (água ou a base de iodo), que podem ser oferecidos por boca por cerca de uma hora antes do início das imagens, ou através de injeção na veia no momento do exame.

A preparação é extremamente importante e influi diretamente no resultado do exame.  


​​Agendamento​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


Veja mais