Logon
Blog

Outubro Rosa: dicas para realizar a mamografia com mais tranquilidade

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

Outubro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Para isso, há 25 anos, o movimento Outubro Rosa, juntamente com as instituições de saúde de todo o mundo, aproveita a época para reforçar a importância da realização da mamografia, incentivando a identificação do problema precocemente, caso ele exista. 

Quando detectado em fase inicial, o câncer de mama chega a registrar mais de 90% de chance de cura. A mamografia, exame radiológico para avaliação das mamas, é responsável por identificar lesões benignas e cânceres que, geralmente, se apresentam como calcificações ou nódulos. A realização desse método diagnóstico é fundamental, pois consegue mapear alterações sugestivas de tumores, antes que ele se torne palpável.

Para que a realização deste exame seja mais tranquila, reunimos algumas dicas que vão encorajá-la a cuidar da sua saúde. 

Faça a mamografia depois do período menstrual
As mamas costumam ficar mais sensíveis durante o período menstrual devido à retenção de líquidos ou alterações hormonais. Por isso, procure agendar a mamografia para a semana posterior ao fim da menstruação. Assim, o desconforto será menor.

Escolha a roupa certa
Evite o uso de vestidos para realizar este procedimento médico. Durante o exame, a mulher ficará nua na parte de cima. Por isso, a escolha de trajes confortáveis e compostos por duas peças é mais indicada. 

Converse com seu médico
Antes de fazer o exame, converse com seu médico e esclareça todas as dúvidas. Quanto mais esclarecida você estiver, menores serão as surpresas que podem ocorrer no momento do exame. 

O único método diagnóstico preciso para a detecção precoce do câncer de mama é a mamografia. Por isso, deixe o medo de lado e priorize sua saúde. Quanto mais cedo o problema for detectado, maior a probabilidade de cura. 


​​Clique Aqui​

​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.


Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .