Logon
Blog

Otite provoca dor de ouvido e febre alta

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​Há uma série de doenças distintas que recebem o nome de Otites. Elas se caracterizam por um processo inflamatório e são classificadas em otite externa ou otite média.

Geralmente, os sintomas das otites incluem dor, podendo ser acompanhadas de febre e diminuição da audição. ​

Crianças pequenas, que ainda não conseguem se expressar direito, podem apresentar irritabilidade quando acometidas pela enfermidade. Em alguns casos, as Otites são acompanhadas de supuração na orelha, ou seja, de perfuração na membrana do tímpano com saída de pus.​

Quando surgem os sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um otorrinolaringologista. Isso porque o diagnostico precoce pode evitar maiores complicações como formação de abcessos e perda auditiva.

"Uma das formas mais comuns de otite é a Otite Média Aguda (OMA). Ela é provocada por bactérias e vírus que causam infecção da caixa timpânica. Quando não tratada adequadamente, pode levar a uma mastoidite (infecção do osso mastoide do crânio que fica localizado logo atrás da orelha) e até casos de meningite", afirma o otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho Paulo Saraceni Neto. Sua ocorrência é mais comum durante ou depois de resfriados, gripes e outras infecções das vias aéreas superiores. 

As crianças costumam ser as mais atingidas, mas a Otite Média Aguda pode acometer pessoas de qualquer idade. 

Para se fazer o diagnóstico é necessária avaliação clínica. Algumas vacinas como aquelas contra as bactérias Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae podem evitar que as crianças tenham uma série de infecções, principalmente as otites. Para o tratamento dessas enfermidades geralmente são administrados antibióticos e analgésicos. 

​​Agendamento Online​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​


Veja mais