Logon
Blog

O que são miomas? Saiba identificar os sintomas

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​Os miomas são tumores benignos compostos basicamente de músculo uterino que cresce dentro ou fora do útero, alterando o órgão à medida que se desenvolve. Eles surgem, principalmente, em mulheres que estão no período fértil e têm maior incidência em mulheres negras.

Tipos
Existem três tipos de miomas e eles são definidos de acordo com a localização dentro do útero. Na camada interna ele é chamado de submucosa, na camada muscular de intramural e na serosa (parte externa) de subserosa.

Causas
A causa do mioma é desconhecida. O que se sabe é que hormônios como a progesterona e o estrogênio influenciam no seu desenvolvimento. Também há estudos que mostram que o ganho de peso pode influenciar na formação do mioma. Com isso, os fatores de risco são:

Idade
Histórico familiar
Orig​em étnica
Obesidade

Sintomas
Os sintomas variam de acordo com cada tipo de mioma. Os submucosos geralmente causam sangramento e as mulheres passam a queixar de aumento no fluxo menstrual e menstruação irregular, fora de hora.

Eles podem ser a causa da infertilidade. Nesses casos, o tratamento costuma ser cirúrgico, por histeroscopia, procedimento minimamente invasivo, com acesso ao local a ser tratado pela vagina.

Os miomas intramurais e subserosas podem ser assintomáticos caso estejam localizados mais distantes do endométrio. Em outras posições eles podem causar cólica menstrual ou dores pélvicas fora do período menstrual.

Caso estejam localizados na parede posterior do útero, eles também podem causar gases e constipação intestinal. Na parte da frente, eles podem ser responsáveis pelo mal funcionamento da bexiga.

Tratamento
O tratamento dos miomas intramurais e subserosas pode ser feito com pílula anticoncepcional e acompanhamento, não sendo necessário o tratamento cirúrgico.

O mioma pode ser detectado em um exame diagnóstico de rotina, mas a confirmação acontece a partir de um ultrassom transvaginal. Esse exame permite visualizar a quantidade de miomas, a localização deles e o tamanho de cada um. É a partir dele que o médico define o melhor tratamento para cada paciente.


​​Agendamento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .