Logon
Blog

O que é a diverticulite aguda?

Saiba mais sobre a doença

​​Agendar Consulta​

A diverticulite aguda ocorre quando os divertículos, pequenas bolsas localizadas na parede do intestino, especialmente na última porção do cólon, inflamam e infeccionam.

Quando isso acontece, surgem sintomas como dor​ no abdômen, especialmente na parte inferior do lado esquerdo, náuseas, vômitos, febre, prisão de ventre ou diarreia. Nestes casos, é preciso procurar imediatamente um pronto-socorro para o tratamento e evitar complicações como a perfuração do intestino e a infecção do organismo, situação que pode gerar risco de morte.

Os exames realizados pelo médico para avaliar os sintomas podem ser o ultrassom e a tomografia de abdômen, além de exames de sangue que indicam a inflamação e infecção no intestino.

O tratamento para a diverticulite aguda pode ser com o uso de antibióticos, analgésicos e alterações na dieta. Nos primeiros 3 dias, será jejum ou líquida e, gradualmente, os alimentos sódios serão adicionados, tudo isso para não aumentar a pressão dentro do intestino. Quando os sintomas passarem, o paciente pode introduzir novamente alimentos ricos em fibras na dieta, como as frutas e vegetais frescos, tudo para evitar que os divertículos se inflamem novamente.

Dependendo da gravidade da inflamação e infecção, é possível que o tratamento tenha que ser cirúrgico.

O que pode causar a diverticulite aguda?

É causada por acúmulo de fezes e pedaços de alimentos mal digeridos no estômago, tais como sementes, dentro dos divertículos. Estes se inflam e infeccionam. Geralmente, a causa é multifatorial, incluindo idade acima dos 40 anos, sedentarismo, obesidade, tabagismo e, principalmente, dieta pobre em fibras. 

​​Agendar Consulta​​






​​ Agendamento​

Veja mais