Logo

Gastroenterologia

1 minuto de leitura

O que é a diverticulite aguda?

Saiba mais sobre a doença
H9J
Equipe Hospital Nove de Julho - Corpo Clínico Atualizado em 04/02/2021

A diverticulite aguda ocorre quando os divertículos, pequenas bolsas localizadas na parede do intestino, especialmente na última porção do cólon, inflamam e infeccionam.

Quando isso acontece, surgem sintomas como dor no abdômen, especialmente na parte inferior do lado esquerdo, náuseas, vômitos, febre, prisão de ventre ou diarreia. Nestes casos, é preciso procurar imediatamente um pronto-socorro para o tratamento e evitar complicações como a perfuração do intestino e a infecção do organismo, situação que pode gerar risco de morte.

Os exames realizados pelo médico para avaliar os sintomas podem ser o ultrassom e a tomografia de abdômen, além de exames de sangue que indicam a inflamação e infecção no intestino.

O tratamento para a diverticulite aguda pode ser com o uso de antibióticos, analgésicos e alterações na dieta. Nos primeiros 3 dias, será jejum ou líquida e, gradualmente, os alimentos sódios serão adicionados, tudo isso para não aumentar a pressão dentro do intestino. Quando os sintomas passarem, o paciente pode introduzir novamente alimentos ricos em fibras na dieta, como as frutas e vegetais frescos, tudo para evitar que os divertículos se inflamem novamente.

Dependendo da gravidade da inflamação e infecção, é possível que o tratamento tenha que ser cirúrgico.

O que pode causar a diverticulite aguda?

É causada por acúmulo de fezes e pedaços de alimentos mal digeridos no estômago, tais como sementes, dentro dos divertículos. Estes se inflam e infeccionam. Geralmente, a causa é multifatorial, incluindo idade acima dos 40 anos, sedentarismo, obesidade, tabagismo e, principalmente, dieta pobre em fibras.

Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico
Escrito por
H9J

Equipe Hospital Nove de Julho

Corpo Clínico