Logon
Blog

Mulheres protagonistas na ciência e na medicina

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​Neste Dia Internacional da Mulher queremos destacar mulheres que ganharam visibilidades em função de sua produção científica e se tornaram protagonistas na ciência e na medicina. 

Uma delas é a Dra. Norma Penido, médica otorrinolaringologista do H9J e docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  figurou entre as cinco médicas do mundo que mais contribuíram para os estudos das patologias do osso temporal humano no pôster "Women in Otopathology: A Review of Women Who Have Contributed to the Study of the Human Temporal Bone", apresentado no encontro da Triological Society (The American Laryngological, Rhinological and Otological Society), realizado de 24 a 26 de janeiro em Coronado, San Diego, Califórnia (EUA). e Dra. Carolina Rimkus, médicas do H9J, estão se destacando como mulheres que ganharam visibilidades em função de sua produção científica

No Brasil, um grupo de mulheres da Academia Brasileira de Neurologia decidiu reunir médicas pesquisadoras da área em um evento, em São Paulo, para mostrar a atuação feminina nas pesquisas e avanços da área. Uma das palestrantes convidadas atua no 9: a Dra. Carolina de Medeiros Rimkus, neurorradiologista do H9J, assistente da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e pesquisadora da área de neuroimagem e neuroimunologia. 

O evento"Women in Neurosciences", que será realizado no dia 23 de março, no hotel Grand Mercure, em São Paulo,  vai mostrar a descoberta recente de novos biomarcadores no tratamento dos pacientes com doenças desmielinizantes e as encefalites autoimunes.

Medicina Intensiva

AMIB.JPG


Pioneira na Medicina Intensiva, a Dra. Mariza D'Agostino Dias é apontada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) como uma das 6 mulheres mais importantes pesquisadiras na Medicina Intensiva. Doutora em Ciências Médicas pela USP é atualmente coordenadora de uma das UTIs do H9J e responsável pela Clínica Hiperbárica da instituição.

​​ Agendamento​

Veja mais