Logon
Blog

Light? Integral? 5 alimentos não tão saudáveis como você imagina

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​Se você começou recentemente uma dieta, deve ter mudado a composição do carrinho do mercado, escolhendo versões light dos produtos, certo? Adotar uma alimentação saudável é o primeiro passo para emagrecer e evitar problemas de saúde.Contudo, com tantas opções de comidas “zero” é preciso ficar atento para saber o que realmente é saudável e o que não passa de enganação. Listamos 5 alimentos que parecem, mas não são tão saudáveis assim:

Barra de cereal

Existem milhares de opções, de todos os sabores e cada uma com um benefício diferente - mais fibras, zero calorias, light, as proteicas... Fique de olho no que a embalagem desses produtos informa. Alguns têm alta quantidade de açúcar, gordura e o único benefício é aquele do cereal presente na barrinha. Na dúvida, opte por um mix de castanhas - amêndoas, amendoim, castanha do pará, castanha de caju são algumas opções - sempre na opção sem sal. 

Iogurte

A mais recente novidade na gôndola de laticínios é a versão “grego” do produto. Elas são mais consistentes, têm sabor mais concentrado e prometem o verdadeiro iogurte da Grécia, bastante tradicional por lá e de fabricação quase artesanal. A verdade é que os “gregos” costumam ser mais calóricos, apesar de terem mais proteínas em sua composição. Prefira os iogurtes tradicionais e desnatados, que são menos calóricos e mais naturais - ou seja, têm menos conservantes - e ainda assim mantêm o valor nutricional original. 

Pão light

Não confunda este tipo de produto com o integral. O pão light contém menos calorias que o tradicional, mas mantém os mesmos elementos que sua versão tradicional - inclusive a farinha branca - e quase nada de valor nutricional. O ideal é optar pela versão integral, que contêm fibras e outros ingredientes mais saudáveis. 

Peito de peru

Com menos caloria e gordura, o peito de peru é a opção saudável a outros embutidos, como o presunto e a mortadela. Ainda assim, é um embutido e possui altas taxas de sódio, sal e conservantes. Como substituição, opte por peito de frango preparado em casa: seu sanduíche vai ficar mais saudável e gostoso. 

Biscoito integral

Algumas versões, apesar de integral, contêm açúcares, gordura e excesso de sal. Prefira o biscoito de arroz ou ainda, arrisque-se e faça seu próprio cookie, usando ingredientes como aveia, banana, passas e canela. Misture todos esses ingredientes com o quanto baste de aveia para dar liga e asse por 15 minutos em forno médio. Fácil e saudável! 

Com essas dicas não tem desculpa que justifique comer mal. Adotar uma alimentação saudável é mais fácil do que imagina (e se combinada a atividades físicas regulares é ainda melhor)!

Dr. Guilherme Andrade, médico do Centro de Gastroenterologia do H9J

​​

​​​​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​



​​ Agendamento​

Veja mais