A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Leucemia mieloide é o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea. Elas substituem as células normais e afetam a produção de células sanguíneas. Com o tempo, esse acúmulo leva a falência medular.
A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam 10.070 novos casos, sendo 5.540 homens e 4.530 mulheres.
Sintomas e diagnóstico
Entre os sintomas mais comuns da leucemia mieloide estão:
O diagnóstico é feito a partir de um exame chamado mielograma. Ele analisa o acúmulo das células jovens na medula.
Tratamento
O tratamento consiste em destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. Para alguns casos, é indicado o Transplante de Medula Óssea.
O tratamento é feito em etapas. A primeira tem a finalidade de obter a remissão completa, ou seja, um estado de aparente normalidade após a poliquimioterapia. Nas etapas seguintes, o tratamento varia de acordo com o tipo de célula afetada pela leucemia.

O Hospital 9 de Julho realizada o Transplante de Medula Óssea e possui duas Unidades exclusivas de Onco-Hematologia Adulta e Pediátrica para o tratamento de linfomas, leucemia mieloide aguda e crônica, leucemia infocítica aguda e crônica, Doença de Hodgkin, mieloma múltiplo e outras.
Artigo originalmente publicado em 2016 e atualizado em 2019.
LEIA MAIS:
Unidades de Onco-Hematologia do H9J - conheça a estrutura
Medula Óssea: perguntas e respostas
Como ser um doador de Medula Óssea
Doença de Hodgkin
Você sabe o que é Transplante de Medula Óssea?
Ações de Humanização na TMO