Logon
Blog

Intolerância ao glúten atinge mais mulheres

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​​​​​​Pacientes com a chamada doença celíaca são aqueles que possuem intolerância ao glúten, uma proteína que está presente nos alimentos feitos a base de trigo, centeio e cevada, como pães, massas e biscoitos. A patologia é desenvolvida por pessoas que possuem um gene denominado como HLA-DQ2 ou HLA-DQ8. Ela atinge tanto homens quanto mulheres, embora seja mais prevalente no sexo feminino e pode se manifestar em qualquer idade.

O que ocorre no organismo? 
Quando o paciente celíaco ingere alimentos com glúten, um dos componentes dessa proteína, chamada gliadina não é digerida e entra em contato com as camadas mais profundas da mucosa intestinal. O organismo entende isso como uma  ameaça e por isso inicia uma reação inflamatória. "Por esse motivo é que a doença celíaca é considera um tipo de doença autoimune. Ou seja, é um tipo de patologia em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo da pessoa", afirma o gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo do Hospital 9 de Julho, José Capalbo. 

O que o paciente celíaco sente? 
Além da resposta inflamatória, a doença celíaca também interfere na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. O paciente celíaco pode apresentar diversos sintomas, entre eles:

  • Prisão de ventre crônica; 

  • Dor abdominal; 

  • Desnutrição com déficit de crescimento; 

  • Vômitos;

  • Anemia; 

  • Emagrecimento; 

  • Falta de apetite; 

  • Osteoporose; 

  • Abortos e esterilidade.

Como diagnosticar e tratar?​​ 
Para o diagnóstico devem ser feitos exames de sangue e histopatológicos. A única forma de tratar a doença é por meio da adoção de uma dieta isenta de glúten por toda a vida. 

​​​​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​


Veja outros temas:

Até 50% das doenças intestinais tem causa psicológica ​​​
Cansaço e aftas podem ser sinais da Doença de Crohn
Colite provova diarreia e prisão de ventre​​
Doenças inflamatórias intestinais demandam tratamento multiprofissional ​​​

Síndrome do Intestino Irritável

Você conhece a Retocolite Ulcerativa? ​​


​​ Agendamento​

Veja mais