Logon
Blog

Intestino saudável é aquele que não dá trabalho...

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​No mundo ideal a gente mal deveria lembrar que tem intestino. Afinal, ele faz parte dos órgãos que funcionam apesar da nossa vontade.

Essa função é importante, mas não é agradável quando o desejo de evacuar acontece quando estamos em algum local inapropriado, como em um evento ou no trabalho, por exemplo.

Imaginou para as pessoas que estão entre os 3% da população portadora de Diarreia Crônica (DC), que é aquela com duração maior que quatro semanas? Muito mais do que lidar com um sintoma desagradável e que dificulta o convívio social, quem tem o problema está sujeito a uma série de consequências prejudiciais ao organismo, como anemia, desnutrição, osteoporose, entre outras.

Os intestinos são responsáveis pela digestão e absorção de água e nutrientes provenientes da dieta. A DC é um alerta sobre um possível desequilíbrio das principais funções intestinais.

Há uma série de doenças e fatores relacionados ao indivíduo que têm na DC a sua principal manifestação, como a Síndrome do Intestino Irritável, a causa mais comum, a Doença Inflamatória Intestinal, a Doença Celíaca.

Abaixo estão outras possíveis origens do problema:

Medicamentos;
D​iabetes;
Doenças da tireoide;
Pancreatite Crônica;
Intolerância à proteína do leite (lactose);
Infecções intestinais;
Tumores .

É preciso estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica. A DC apresenta múltiplas causas, desde patologias benignas a doenças graves, dessa forma precisamos investigar e fazer o diagnóstico o mais precocemente possível, no intuito de não retardar o tratamento e evitar as possíveis complicações inerentes à doença subjacente.

Não deixe de procurar assistência médica se houver mudança na frequência ou consistência das suas fezes por um período maior que quatro semanas. O gastroenterologista é o profissional ideal para realizar a investigação diagnóstica. Ele irá analisar a origem do problema e tratar a sua causa específica. Existem também equipes multiprofissionais especializadas no tratamento para esses tipos de doenças, formadas por médicos, nutricionistas, nutrólogas, psicóloga e psiquiatra.

Não fique na dúvida, busque tratamento!

Esse artigo foi originalmente publicado em 20/06/2013 e atualizado.


​​​Agendamento​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​

​​

Leia Mais:
Doença celíaca
Quando a diarreia é sinal de infecção


Veja mais