Logon
Blog

Hábitos saudáveis podem evitar a pressão alta

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte no Brasil, e um dos fatores mais importantes para evitá-las é o controle da pressão arterial. Para conscientizar a população sobre a importância do tema, em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Dra. Beatriz Cortizzo, coordenadora do Núcleo de Hipertensão Arterial do Centro de Cardiologia ​do Hospital 9 de Julho, explica o que é a doença e como evitá-la. Bestriz da Silva Costa Cortizo_2.jpg

O que é a pressão arterial?
Conhecida popularmente como pressão alta, a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns na população e se caracteriza quando o resultado da medição for repetidamente superior a 14 por 9 em repouso. Para que o resultado esteja mais próximo da realidade, a pessoa deve ter sua pressão medida apenas quando estiver em repouso por mais de 15 minutos.

Quais são os sintomas?
Apesar de a maioria das pessoas não apresentarem sintomas, a pressão alta pode apresentar alguns sinais como:

  • Dor de cabeça

  • Insônia

  • Palpitações

  • Cansar-se com facilidade

  • Indisp​osição

  • Tontura

Hábito de vida favorece a pressão alta?
A hipertensão arterial é causada por diversos fatores. Estresse crônico, dieta rica em sódio (sal) ,  obesidade e antecedente familiar estão entre os fatores de risco.

Tem como prevenir a doença?
Alimentação saudável e exercícios físicos podem reduzir a pressão alta. Uma dieta com pouca ingestão de sal e exercícios regulares  ajudam a estabilizar a pressão e podendo em alguns casos até mesmo dispensar o uso de medicamentos.

​Qual o tratamento?
Em geral, a hipertensão exige tratamento contínuo até o fim da vida, por meio do uso de medicamentos além de medidas de hábitos saudáveis. 
 

​​​​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​



​​ Agendamento​

Veja mais