Logon
Blog

Fisioterapia previne doenças na terceira idade

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​​Na medida em que envelhecemos, é natural que ocorra um declínio das funcionalidades físicas e mentais em nosso organismo. Porém, em alguns casos, essas mudanças podem provocar problemas que afetam a capacidade de executar atividades do dia-a-dia, reduzindo a sociabilidade e contribuindo para o surgimento de patologias como a depressão.

Dificuldades de locomoção causadas por alterações musculares ou articulares, distúrbios cognitivos e de memória podem acarretar perda das funcionalidades diárias. "O objetivo da fisioterapia geriátrica é atuar na prevenção e no tratamento de pessoas que já apresentam esses distúrbios, proporcionando qualidade de vida. Normalmente ela é indicada para pessoas acima dos 60 anos de idade, mesmo aquelas que não apresentam problemas. Nesses casos o objetivo é evitar que elas venham a apresentar alguma dificuldade no futuro", afirma o fisioterapeuta do Hospital 9 de Julho, Emerson Lessa de Souza.

No H9J os pacientes contam com dois centros de referência que dão apoio às necessidades dos idosos. Um deles é o Centro de Reabilitação , que possui uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas e fisiatras e oferece diversas modalidades de tratamento. Entre elas está a Uroginecológica. Por meio de técnicas de fortalecimento do assoalho pélvico ela ajuda no tratamento de pacientes com incontinência urinária ou fecal. Também auxilia na recuperação dos casos de disfunções sexuais.

Além disso o hospital mantém o Centro de Longevidade, direcionado ao público com mais de 50 anos: após passar por uma avaliação médica, os pacientes são orientados a fazer atividades de acordo com seu perfil e necessidades, como caminhadas, aulas de dança e exercícios para a memória etc.

​​​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​


​​ Agendamento​

Veja mais