Logon
Blog

Esclerose Múltipla: variedade de sintomas

A doença pode apresentar diferentes sintomas para cada pessoa

​​

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune que causa uma variedade de sintomas em várias partes do nosso organismo. De acordo com o neurologista do Hospital 9 de Julho e especialista no tratamento da EM​, Dr. Rafael Paternó, isso acontece porque a doença pode acometer qualquer parte do sistema nervoso central, que é composto pelos Cérebro, Tronco Cerebral, Cerebelo, Medula Espinhal e Nervos ópticos. Desta forma, os sintomas são muito variados. 

“É comum que existam diferenças nos sintomas e na intensidade com que se apresentam entre diferentes pacientes, e mesmo para uma mesma pessoa, em diferentes momentos da vida. Isso porque as lesões podem aparecer em locais diferentes do Sistema Nervoso Central, podem estar ativas ou inativas e cada pessoa tem uma capacidade de recuperação diferente da outra”, explica o médico.

Sintomas na EM progressiva diferem da EM recorrente-remitente

Na Esclerose Múltipla Progressiva é mais comum que ocorra a dificuldade com o equilíbrio e capacidade de andar, e isso tende a ocorrer, como diz o nome, de forma progressiva.

Já na EM Recorrente, os sintomas costumam aparecer na forma de surtos, que são episódios em que a EM apresenta mais sintomas e costumam durar de alguns dias, até algumas semanas, geralmente com recuperação parcial ou total após esse período. Os surtos tendem a ser mais variados, podendo afetar também a visão e sensibilidade, por exemplo.

Principais sintomas

  • Sensitivo-motores - diminuição de força, dormência ou formigamentos nos membros

  • Intestino e bexiga - urgência e incontinência urinária e fecal

  • Sexuais - disfunção sexual, como a dificuldade para obter e manter a ereção do pênis

  • Na fala e nos olhos - visão turva, dupla ou embaralhada

  • ​​​Não se sabe ao certo o porquê, mas a fadiga é um dos sintomas mais comuns, podendo acometer até 70% dos pacientes com Esclerose Múltipla. 

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​






​​ Agendamento​

Veja mais