Logon
Blog

Entenda os diferentes tipos de Transplante de Medula Óssea

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Agendar Consulta​​
​​​​

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), existem no Brasil 70 centros para transplante de medula óssea, sendo 26 para transplantes com doadores não aparentados.

O Hospital 9 de Julho – que recentemente inaugurou sua nova unidade ​de onco-hematologia, com tecnologia avançada para transplante de medula óssea (TMO) - é uma das instituições cadastradas para realizar o transplante entre não aparentados e faz, inclusive, o transplante haploidêntico, feito quando os doadores não são totalmente compatíveis.

Como este procedimento é realizado?

Esse método permite o procedimento mesmo quando o doador não é totalmente compatível com o paciente. São poucos os centros no Brasil que realizam esse processo, de alta complexidade.

O transplante haploidêntico surgiu há pouco tempo nos Estados Unidos e aumentou muito a possibilidade de doadores.

Existem três tipos de transplante: alogênico, autólogo e singênico.

Entenda cada um deles

1. No alogênico a medula é obtida de um doador previamente selecionado por testes de histocompatibilidade, normalmente identificado entre os familiares ou em bancos de medula óssea.

2. No transplante autólogo, a medula óssea ou as células tronco periféricas são retiradas do próprio paciente, armazenadas e reinfundidas após altas doses de quimioterapia.

3. O transplante de medula óssea entre gêmeos univitelinos é denominado singênico. O Hospital 9 de Julho realiza todos esses procedimentos.

Nova unidade

A nova unidade de TMO é composta por 16 leitos, sendo dois de pronto atendimento e dois de isolamento respiratório, para casos mais graves. Além disso o paciente tem à sua disposição uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas.

Saiba mais sobre a unidade de Transplante de Medula Óssea

​​Agendar Consulta​​


​​ Agendamento​

Veja mais