Logon
Blog

Emagrecendo com saúde: dietas que não colocam seu corpo em risco

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Muita gente torce o nariz ao ouvir falar de dieta. A ideia de cortar do dia a dia alimentos que gosta não é nada agradável. Ainda assim, há quem acredite que o esforço de comer só sopa no jantar ou consumir apenas proteínas vale a pena para chegar ao peso ideal.

A verdade é que essas restrições são apenas indicadas em algumas ocasiões, como no caso de intolerância a algum alimento ou para quem precisa tratar doenças como gastrite, que exige uma alimentação mais restrita por um tempo determinado.

Quando adotadas com o fim único de emagrecer, as dietas podem ter um efeito rápido e aparentemente eficaz. Contudo, depois de finalizadas, os hábitos alimentares costumam voltar ao que eram antes, trazendo de volta os quilos perdidos.

A melhor maneira de emagrecer com saúde é passar por um processo de reeducação para se adotar uma alimentação saudável.

Existem inúmeras dietas com supostos benefícios. Entre as mais recentes, a Dukan é a mais famosa, pois teve entre suas “garotas-propaganda” a duquesa britânica, Kate Middleton. Composta por cinco fases, a Dukan restringe alimentos em todas elas.

Na primeira etapa, que deve durar 10 dias, o programa permite o consumo de proteínas à vontade, mas proíbe a ingestão de legumes e verduras, por exemplo. Muitas das famosas que investiram neste método o fizeram para perder os quilos ganhados durante a gravidez. Isto é, nada de seguir com ela pelo resto da vida.

Outra que tem feito sucesso entre aqueles que querem emagrecer e ganhar massa muscular é a “paleolítica” que, acredite, estimula a ingestão apenas do que os “homem das cavernas” consumiam. Isto é, esqueça macarrão, pizza e pão. Somente são permitidas proteínas como carne e leite, carboidratos como batata, legumes e verduras e castanhas. Alguns adeptos chegam a consumir carne crua, o que é perigoso por conta de bactérias presentes na proteína, entre elas a salmonela.

O principal problema de dietas como as duas citadas acima é a restrição do consumo de grupos alimentares, trazendo riscos se adotadas por longos períodos. Consumir legumes, verduras e carboidratos como arroz integral e batata é essencial para o bom funcionamento do organismo, além de fornecer nutrientes que nos mantém saudáveis.

Ingerir apenas proteína pode sobrecarregar alguns órgãos, como rins, fígado e pâncr​eas. Aderir a programas que só permitem a ingestão de líquidos, ainda que todos os nutrientes estejam presentes na receita, prejudica até a digestão, processo que começa na mastigação, ausente nesse tipo de regime.

Mas, então, qual dieta devo adotar?

A não ser que você seja celíaco (intolerante ao glúten), tenha alguma alergia alimentar ou precise tratar problemas gastrointestinais, a resposta é nenhuma!

A melhor maneira de emagrecer com saúde é passar por um processo de reeducação para se adotar uma alimentação saudável, acompanhado por um nutricionista e um endocrinologista, que devem indicar as quantidades ideais de alimentos a serem consumidos em cada refeição, sem que nenhum grupo alimentar seja posto de lado.

Ao aprender a combinar e fracionar adequadamente os alimentos, você condiciona seu corpo aos novos hábitos e aprende a fazer escolhas mais inteligentes, sem precisar abrir mão da pizza do fim de semana ou do vinho tinto com as amigas.


​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.


​​ Agendamento​

Veja mais