Logon
Blog

Dor e limitação física são sintomas da bursite

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​Bursite é a inflamação da bursa, estrutura que se assemelha a uma bolsa cheia de líquido e cuja função é a de proteger os tecidos ao redor das articulações do corpo. As bursas estão localizadas em ombros, cotovelos, quadril e joelhos. Muitas vezes a bursite se manifesta como uma inflamação decorrente de outra lesão que está atingindo o tendão que a bursa protege. Ou seja, a bursite pode surgir como consequência de uma tendinite . Há outras causas que podem desencadear bursites como traumatismos, infecções, Artrite e Gota.

​Entre os sintomas mais frequentes da bursite estão dores, inchaço, dificuldade e limitação para realizar os movimentos da área atingida. O diagnóstico é feito por avaliação clínica e pode ser complementado com exames de imagem como radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

​O tratamento vai depender do resultado do diagnóstico e pode incluir o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Outro método de tratamento pode ser a fisioterapia, cujo objetivo é fortalecer a musculatura afetada. É importante que a bursite seja tratada assim que aparecerem os primeiros sintomas, evitando assim complicações e a necessidade de tratamentos mais invasivos como as cirurgias. Fazer exercícios de alongamento e pausas em atividades que demandam esforço repetitivo são maneiras de prevenir a bursite. Também é recomendado manter uma boa hidratação, já que isso ajuda a manter lubrificadas as articulações do corpo.

​​​

Para marcar consultas e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


​​ Agendamento​

Veja mais