Logon
Blog

Exame de Doppler Transcraniano

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​Analisar o fluxo sanguíneo das grandes artérias do cérebro. Este é o objetivo do Doppler Transcraniano (DTC), exame de ultrassonografia que se mostra como um importante aliado no diagnóstico de doenças neurológicas, cerebrais e cardíacas. Ele está disponível no Hospital 9 de Julho tanto para pacientes internados como para externos.

O DTC é utilizado para avaliar doenças vasculares cerebrais, estenoses ou oclusões intracranianas, vasoespasmo após hemorragia subaracnóidea na investigação shunt direita-esquerda, quando utilizado com microbolhas.

O exame é indolor, não requer sedação, não há risco de exposição à radiação, o que possibilita a repetição, se necessário.

Como é feito o exame

O DTC funciona como uma ultrassonografia do cérebro. Ele é realizado com o paciente deitado em uma maca ou mesmo em cadeira de rodas, sem necessidade de preparo ou jejum. Como o aparelho é portátil, o exame também é realizado no leito do paciente internado. ​

Poucas recomendações para a realização do exame: estar alimentado, prender os cabelos, retirar óculos ou lentes de contato removíveis e aparelhos de surdez. Mulheres grávidas também podem realizar o exame sem problema.  

​INDICAÇÕES:

Utilizado para avaliar a circulações intracranianas em situações clínicas diferentes, como :

desmaios, 
acidentes vasculares (derrame cerebral), 
anemia falciforme, 
embolização cardiocerebral, entre outros.

O exame não avalia a substância negra e nem dá indícios da presença da Doença de Parkinson. 

​​Agendamento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​

Veja mais