Logon
Blog

Doenças inflamatórias intestinais demandam tratamento multiprofissional

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa ​e Colites Indeterminadas têm incidência crescente em países ocidentais e, acredita-se, que o estilo de vida e o uso de alguns medicamentos modificam a flora intestinal.

Essas doenças têm múltiplas facetas, além de um tratamento complexo. "Um único profissional de saúde pode ser insuficiente para alcançar excelência no tratamento", garante o Dr. Mateus Azevedo, gastroenterologista e coordenador do Centro de Doença Inflamatória Intestinal​ (CDII).

Veja os motivos:

Como as doenças acometem os intestinos, a dieta é fator fundamental para o bom controle da doença, assim como a manutenção de um estado nutricional adequado. Daí a importância da avaliação e participação ativa do médico nutrólogo e da equipe de nutricionistas.

Com​o a doença tem impacto direto no dia a dia do paciente e em suas atividades habituais, seja lazer, trabalho, convívio familiar etc, o acompanhamento com a equipe de psicologia é essencial para garantir qualidade de vida, ajudando no tratamento do paciente.

Muitas vezes o paciente necessitará de infusões de medicamentos injetáveis parenterais ( imunobiológicos). Para isso, contará com o apoio de toda a equipe do Centro de Infusão​ do H9J.

Todas as outras necessidades também devem ser atendidas: auxílio na marcação de exames que são realizados rotineiramente; dúvidas quanto a medicações; bom controle de dores crônicas que eventualmente possa desenvolver; controle de comorbidades; auxílio do cuidado de ostomias e feridas. Tudo isso é oferecido pelo Centro de Medicina Especializada ​do H9J.

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​


​​ Agendamento​

Veja mais