Logon
Blog

Dicas para evitar exageros nas festas de final de ano

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​Nas festas de final de ano é muito comum exagerar na comida e na bebida e, para piorar, culturalmente o brasileiro tem o hábito de ingerir alimentos mais calóricos e gordurosos, o que pode sobrecarregar o sistema digestivo. O que muitos não sabem é que o exagero pode causar a intoxicação alimentar.  "Ao contrário do que as pessoas pensam, a doença não é causada somente por comida estragada", explica e complementa: "o excesso no consumo de gordura e açúcar também pode desencadear o mal-estar e a diarreia, sintomas típicos da intoxicação alimentar", diz o gastroenterologista e coordenador do Centro de Gastroenterologia​ do Hospital 9 de Julho​, Dr. Daniel Baptista.

O médico alerta para os riscos desse exagero e dá dicas de como diminuir a sensação de indigestão:

Optar por alimentos mais leves, que não sejam industrializados. O peru, típico nessa época, por exemplo, pode ser comprado e preparado em casa com temperos leves e sem conservante.

É bom evitar também doces industrializados, refrigerantes, frituras, excesso de cafeína, molhos condimentados (pimenta, mostarda, molho inglês), maionese, molhos prontos, queijos gordurosos (amarelos) e chocolate em excesso.

Se possível é importante diluir as refeições em vários momentos do dia. "O ideal é comer porções reduzidas de três em três horas", observa.

Outro exagero típico do período é o consumo de álcool. A melhor opção é beber com moderação, sempre ingerir água junto com a bebida alcoólica e dar intervalos. "O fígado precisa de um tempo para processar esse álcool, então é muito importante que esse espaçamento aconteça", alerta o médico.

Em caso de mal-estar, mantenha uma dieta leve com comidas quentes como sopas, caldos e legumes cozidos.

Mantenha a hidratação com água, isotônicos, água de coco e sucos de frutas que não sejam ácidas, como uva, melão, goiaba e caju. 

Deseja ler mais informações sobre saúde com fontes seguras e confiáveis? 
Acesse nosso BLOG​.

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


​​ Agendamento​

Veja mais