Logon
Blog

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura do câncer de próstata

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do paciente com câncer de próstata. Segundo o Dr. Fábio Vicentini, urologista e coordenador do Centro do Cálculo Renal, para pacientes com câncer em estágio inicial, tratados com cirurgia, a sobrevida em 15 anos pode chegar a 99% e, nos casos mais avançados, este número vai a 70%.

O médico afirma que a maior parte dos pacientes com câncer de próstata é candidato ao tratamento cirúrgico. "Porém em alguns casos a cirurgia pode não ser possível nem desejável".

A decisão do melhor tratamento depende da avaliação do paciente e da doença individualmente, caso a caso, além da discussão com o paciente dos riscos e benefícios de cada opção de tratamento.


​Tipos de tumores

Os tumores de próstata são divididos, basicamente, em dois grupos: localizados e avançados.

Os tumores localizados estão em um estágio mais inicial e respondem muito bem aos tratamentos. " Quando diagnosticados nesta fase apresentam grande chance de cura", afirma o Dr. Vicentini.

Os tumores avançados podem já ter atingido outros órgãos ou se espalhado para o sistema linfático e ossos (metástases). "Nesses casos, a cura é improvável. Porém, é possível um grande aumento de sobrevida com o tratamento adequado".  

Tratamento

Segundo o médico, existem novas medicações para o tratamento hormonal e radio fármacos para casos avançados do câncer de próstata. "Para os casos de câncer localizado as melhores opções continuam a ser os tratamentos locais tais como a cirurgia".

O Dr. Vicentini destaca o maior acesso aos tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos, especialmente a cirurgia robótica que já é o padrão nos Estados Unidos está disponível no Hospital 9 de Julho. Entre as vantagens da cirurgia robótica estão o menor tempo de internação, menor risco de sangramento e possibilidade de um retorno mais rápido às atividades.   

 



​​​

Para marcar consultas e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


​​ Agendamento​

Veja mais