Logon
Blog

Diabetes:é possível viver com qualidade

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​O diabetes é uma doença que se caracteriza pelo elevado teor de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar que se produz quando os alimentos são digeridos no intestino. Porém, ela é melhor absorvida quando há presença de insulina, um hormônio secretado pelo pâncreas. Algumas pessoas possuem deficiência na produção ou  resistência na ação da insulina, o que leva a uma elevação da taxa de glicose no sangue.

Há dois tipos de diabetes: 

Tipo 1 - ocorre destruição das células produtoras de insulina no pâncreas, provocado por anticorpos produzidos pelas próprias, cujas causas envolvem fatores genéticos e ambientais.  Mundo comum aparecer na infância e adolescência. 

Tipo 2 - é o mais comum e representa cerca de 90%  a 95% dos casos. Em geral ocorre em adultos e está comumente associado a excesso de peso e obesidade

"Em mulheres grávidas devemos nos preocupar também com o diabetes gestacional, pois no 2º trimestre de gravidez há um aumento da resistência à insulina e mulheres predispostas podem ter elevação da glicose no sangue, o que pode ter consequências para a mãe e o bebê. É recomendado que mulheres com algum fator de risco (e hoje a maior parte delas possui ao menos um) façam uma curva glicêmica ao redor da 24ª semana para avaliar essa condição" afirma Bruno Halpern, endocrinologista do Hospital 9 de Julho.

Diabetes tem cura? 

 Não.  Mas a doença crônica pode e deve ser tratada para que o paciente viva muitos anos com qualidade. Uma perda de peso importante no tipo 2 pode fazer com que ele seja tão bem controlado que é praticamente como se a pessoa não possuísse o diabetes. Quando não tratado adequadamente pode resultar em outras doenças, como as que afetam a visão (retinopatia), o rim (nefropatia), os nervos (neuropatia periférica), o cérebro (acidente vascular cerebral) e o coração (infarto do miocárdio), entre outras.

O diagnóstico precoce, feito por meio de exame de sangue, é importante. Por isso, fique atento aos sintomas mais comuns: 

Nec​essidade de urinar excessivamente; 

Acordar diversas vezes à noite para ir ao banheiro; 

Sede excessiva; 

Aumento do apetite;

Perda de peso; 

Fadiga, 

Visão embaçada  

Ocorrência de infecções frequentes. 


O tratamento do diabetes varia conforme o tipo, geralmente incluindo um estímulo à modificação de estilo de vida e perda de peso e uso de medicações apropriadas. ​


​​Agendamento​

​Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​


Leia também

Cirurgia para emagrecer 
Como saber se estou obeso? 
​​Diabetes é doença silenciosa, mas grave
Doenças da Hipófise
Hipertireoidismo
Hipotireoidismo
Obesos têm 83% mais chance de desenvolver doença renal crônica
O que é obesidade ?
​​​Riscos da obesidade infantil
Transtornos do crescimento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .