Logon
Blog

Ações proporcionam ambiente acolhedor a pacientes e familiares

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Uma das características do Hospital 9 de Julho é proporcionar um ambiente acolhedor para os pacientes e seus familiares. Listamos algumas ações de humanização que mostram o quanto essa característica está permanentemente na cultura da instituição, sempre para transmitir a todos uma experiência segura, eficiente, acolhedora e com empatia. 

Veja as ações: 

​​Wish Day

Para atender a pedidos especiais de pacientes, realiza o Wish Day (WD), na tradução literal "Dia do Desejo". A ação consiste em preparar pratos de acordo com o que o paciente deseja comer naquele dia. O pedido é feito diretamente à nutrição do hospital e o chef de cozinha do entrega o prato ao paciente no quarto.

Segundo o Dr. Celso Massumoto, Hematologista e coordenador do Transplante de Medula Óssea (TMO), a ideia é oferecer uma experiência gastronômica a quem está internado há muito tempo. 

​Gameterapia

Estudos apontam que jogos de captação de movimento melhoram as habilidades motoras e reduzem a ocorrência de depressão em pacientes. Por isso, o hospital investiu na gameterapia para crianças durante o período de internação.

Na ala de Onco-hematologia Pediátrica da instituição, um videogame é usado durante as sessões de fisioterapia para estimular os movimentos do paciente, como coordenação motora e agilidade. Os jogos de captação de movimento variam entre vôlei, futebol, dança e basquete. Para a enfermeira Rosana Pires, gerente do Bloco Não Crítico-BNC, a melhora acontece já no primeiro contato com o jogo. "As crianças ficam animadas e fazem da terapia um momento de lazer."

Cine 9

O Cine9 é um projeto de humanização do Hospital 9 de Julho que traz o cinema para dentro do Hospital. A cada mês um filme diferente é exibido e, ao término da exibição, há uma discussão com especialistas sobre o tema abordado na história.

O H9J disponibilizou aos pacientes internados um canal de TV exclusivo para assistir aos filmes. Basta o paciente ou acompanhante sintonizarem no horário das sessões, assistirem aos filmes e enviam suas dúvidas e colocações pelo telefone.

​​Melhor amigo

A estadia em um hospital deve ser o mais próximo possível da sensação de estar em nossa própria casa. Essa é uma tendência cada vez mais presente na assistência em saúde nos dias de hoje. O H9J está atento às mudanças e permite a visita de animais de estimação devidamente higienizados e vacinados para pacientes internados.  


Música para pacientes

Uma equipe de profissionais do hospital canta e toca violão para pacientes internados periodicamente como forma de amenizar o sofrimento de quem está acamado. Batizado de "Apaga a Dor" o grupo se apresenta nos andares de internação, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Onco-Hematologia. 

Em nossas unidades de Onco-Hematologia realizamos uma festa de aniversário toda vez que "a pega da medula" é realizada. A pega significa que o transplante de medula óssea deu resultado. Também já promovemos festa de casamento, Bodas de Ouro, Dia das Mães e até a realização de uma prova de Vestibular da Universidade de São Paulo a um jovem estudante que não pode comparecer ao local porque estava internado. 


​​​

Para marcar consultas e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


​​ Agendamento​

Veja mais