Logon
Blog

Devemos fazer mamografia somente depois dos 40?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​Agendar Consulta​

​De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente este ano 58 mil novos casos de câncer de mama serão descobertos no Brasil. O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura e a forma mais eficaz de evitar a evolução da doença é a realização de exames periódicos.

O único exame capaz de diminuir a mortalidade pelo câncer de mama é a mamografia. Isso acontece porque ele é eficaz para detectar lesões iniciais e não palpáveis. Essas lesões são classificadas de acordo com seu risco ou de algum dia evoluir para um tumor maligno e o tratamento deve ser definido por um mastologista.

A realização da mamografia anual no Brasil é lei e deve ter início a partir dos 40 anos. No entanto, mulheres com histórico familiar de câncer de ovários e/ou mama devem iniciar a prevenção antes e a idade certa é definida pelo médico. O especialista também pode recorrer ao ultrassom e ao autoexame de mama como forma de prevenção da doença.

O único exame capaz de diminuir a mortalidade pelo câncer de mama é a mamografia.

Vale ressaltar que o resultado desses exames alterados não significa, necessariamente, que a paciente está com câncer. Porém, qualquer alteração deve ser vista com atenção, seja na mamografia, no ultrassom ou no autoexame. Essa alteração pode indicar cistos, nódulos ou calcificações, por exemplo. O ideal é sempre que detectada uma alteração, a paciente procure um mastologista para esclarecimento e acompanhamento.

A medicina consegue identificar diferentes tipos de câncer de mama e os tratamentos são cada vez mais específicos. Com os novos conhecimentos sobre o perfil biológico de cada tumor e seu comportamento os médicos podem adequar com mais eficácia a quimioterapia, a radioterapia, a hormonioterapia e até a cirurgia.

A retirada do tumor pode, ou não, significar a retirada de toda a mama. Atualmente, a tendência é preservar a maior parte da mama, sempre respeitando a segurança oncológica da paciente. A reconstrução acontece na sequência do procedimento cirúrgico de retirada do tumor, de forma a ajudar a paciente a recuperar sua autoestima. 

​​​​​Agendar Consulta​


​​ Agendamento​

Veja mais