Logon
Blog

Gameterapia incentiva atividades cerebrais e motoras das crianças durante a internação

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Estudos apontam que jogos de captação de movimento melhoram as habilidades motoras e reduzem a ocorrência de depressão em pacientes. Por isso, o Hospital 9 de Julho resolveu aliar entretenimento e exercícios de fisioterapia de forma lúdica: a Gameterapia.​

Trata-se de um painel com videogame instalado em uma das unidades de Onco-hematologia, onde pacientes internados podem praticar atividades físicas por meio de jogos.  O objetivo é estimular os movimentos, a coordenação motora e agilidade, além de garantir um momento de descontração e interação entre pacientes, acompanhantes e equipes assistenciais.

"Além do desenvolvimento no quadro clínico, os jogos ajudam crianças que têm dificuldade em se adaptar à rotina médica”, afirma o Dr. Alfonso Migliore Neto, diretor geral do Hospital 9 de Julho. 

Os jogos de captação de movimento variam entre vôlei, futebol, dança e basquete. Para a enfermeira Rosana Pires, gerente do Bloco Não Crítico (BNC), a melhora acontece já no primeiro contato com o jogo. "As crianças ficam animadas e fazem da terapia um momento de lazer."


Atendimento humanizado

A Gameterapia faz parte do atendimento humanizado do H9J. “Adotamos um modelo assistencial baseado nas melhores evidências científicas e que, ao mesmo tempo, atenda e respeite as preferências, necessidades e valores dos pacientes", afirma o Dr. Alfonso.

A internação é um período sensível para os pacientes. Nesta etapa, familiares e amigos são entrevistados por uma enfermeira para entender o estado emocional do doente para que seja feita a primeira análise. 


Outras atividades de humanização

Apaga a Dor - Projeto de música no hospital que visa contribuir para humanização e recuperação dos pacientes internados, tendo em vista que ela acalma, anima e compõe uma trilha de sentimentos e emoções, fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas.

Comemorações em datas especiais - O H9J acredita que estar em tratamento de saúde não pode ser sinônimo de paralisação da própria vida.  Por isso, são criados eventos para celebração de datas como casamentos, aniversário, páscoa, Dia das Crianças etc., para que os pacientes e seus familiares sintam-se acolhidos.

Bolão e Festa da "Pega da Medula" - O paciente vê no Transplante de Medula Óssea (TMO) a possibilidade de cura e de ter a sua vida de volta. Para ressaltar a importância do procedimento e da "pega medular" quando o transplante dá certo, o H9J faz o "Bolão da Pega" onde a equipe assistencial, o paciente e os familiares apostam qual será o dia em que a pega acontecerá. Quando isso realmente acontece, é realizada uma Festa em Comemoração ao Renascimento do Paciente que, a partir daquele momento, terá uma segunda data de aniversário para comemorar.

Wish Day - Os alimentos carregam consigo uma forte memória afetiva. O Projeto Wish Day consiste em levar aos pacientes uma experiência gastronômica surpresa, durante seu período de internação. Com a ajuda de familiares e acompanhantes, a equipe de nutrição descobre o prato preferido do paciente e o chef de cozinha o prepara da mesma forma como esse prato é preparado em casa, respeitando eventuais restrições alimentares e serve o paciente pessoalmente.

Visita Pet - Se o médico autorizar, o paciente internado pode receber a visita do seu animalzinho de estimação. Basta que o animal seja vacinado e tenha tomado banho no dia da visita.

Cine9 - Projeto de humanização que traz o cinema para dentro do Hospital. A cada mês, um filme diferente é exibido e, ao término da exibição, há uma discussão com especialistas sobre o tema abordado na história. Ele visa levar diversão, entretenimento e reflexão a pacientes internados, acompanhantes e pessoas da comunidade. A entrada é gratuita, garantida com inscrição prévia.

​​​

Para marcar consultas e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


​​ Agendamento​

Veja mais