Logon
Blog

Como medir a visão

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Você sabe o que é acuidade visual? É a capacidade de visão de detalhes, aquela que usamos para ler, ver televisão ou enxergar o número da camiseta do jogador de futebol no estádio. Segundo o Dr. Aníbal Mutti, oftalmologista do Centro de Medicina Especializada (CME), o médico testa a capacidade visual usando tabelas padronizadas com letras, números e figuras. " A acuidade é medida no olho direito e depois no olho esquerdo, tanto para  longa distância, quanto para curtas distâncias".

Quando o médico se depara com uma acuidade visual reduzida, deve investigar se o problema está na falta de lentes corretivas (óculos ou lente de contato), ou se existe alguma doença ocular não diagnosticada, como catarata, glaucoma ou alguma doença da retina.

Exemplo: Fernando, um senhor de 72 anos comparece a consulta solicitando um exame para trocar as lentes dos seus óculos, pois já não conseguia mais ler o jornal. Sua acuidade visual era de 1,0 no olho direito (valor normal) e 0,6 no olho esquerdo (reduzida). Após o exame minucioso, constatou-se que seus óculos estavam corretos e que não tinha catarata, mas a retina do olho esquerdo estava danificada em decorrência da degeneração macular. Felizmente, conseguiu recuperar boa parte da visão deste olho, além de iniciar tratamento para prevenir a perda de visão no outro olho.

O médico diz que este exemplo mostra a importância da consulta regular com um oftalmologista e a realização de exames. 

 ​​

​Para marcar consultas e exames, ligue para 11-3147 9430​​


​​ Agendamento​

Veja mais