Logon
Blog

Como iniciar programa de atividade física

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Manter uma rotina de exercícios físicos regulares é uma das melhores maneiras de garantir a saúde e a qualidade de vida. Porém, quando esses exercícios não são praticados corretamente, podem causar prejuízos como lesões, dores musculares e até mesmo fraturas.

O primeiro passo para quem quer deixar de lado o sedentarismo é procurar um médico para uma avaliação física inicial. O ideal é marcar uma consulta com um especialista em medicina do esporte. Além de analisar o estado clínico, esse profissional poderá fazer recomendações sobre a melhor forma de praticar os exercícios.

"Nessa avaliação, o médico vai ouvir o histórico do paciente, vai examina-lo de forma completa e geralmente solicitará exames para saber quais são suas condições de saúde. Com base nisso é que ele vai indicar a melhor rotina esportiva de acordo com as necessidades e os objetivos desejados", diz Dr.Pablius Staduto Braga da Silva, médico especializado em Medicina do Esporte​ do Hospital 9 de Julho.

Perder peso e melhorar a aparência física geralmente são os alvos de quem quer começar a se exercitar, porém a atividade física pode ser adaptada para combater eventuais doenças que o paciente tenha – como por exemplo hipertensão e diabetes - ou para preveni-las. "Para que os exercícios físicos sejam efetivos devem ser observados três fatores principais. A frequência com que são feitos (ou seja, quantas vezes por semana), a intensidade dos treinos e a duração de cada sessão de exercícios", observa Silva. 

Exemplificando: de nada adianta fazer caminhadas suaves, mesmo que diariamente, se seu objetivo é ganhar massa muscular e perder peso. O exercício suave certamente pode ser bom, mas poderá não ser suficiente para a meta que se quer alcançar.

Da mesma forma, não se deve ir com muita sede ao pote. Associar dietas muito restritivas e pobres em nutrientes com uma carga pesada de exercícios físicos com o objetivo de emagrecer poderá colocar em risco a saúde do paciente e aumentar sua vulnerabilidade a ocorrência de traumas como fraturas por estresse.

 

​​​

​Para marcar consultas e exames, ligue para 11-3147 9430​​



​​ Agendamento​

Veja mais