Logon
Blog

Como funciona o nosso Centro de Trauma?

Saiba a importância do tratamento especializado em casos de eventos traumáticos

Você sabia que este mês é marcado pela campanha Maio Amarelo? Essa ação tem o objetivo de conscientizar a população para a redução de acidentes de trânsito. Os incidentes automobilísticos provocam traumas que exigem o envolvimento de múltiplos especialistas altamente qualificados. Independentemente da causa do trauma, as suas vítimas precisam de atendimento e cuidado imediato para que possam sobreviver com o menor número de sequelas possível.

Normalmente, as pessoas acreditam que o trauma causado por veículo motorizado provoca apenas a lesão facilmente identificada, como uma fratura de osso longo. Na realidade, o trauma por veículo gera vários danos ocultos que precisam de avaliação especializada para a sua identificação imediata, como fraturas de coluna, costelas e bacia, hemorragia interna e queimaduras, entre várias lesões graves. Essa é uma das vantagens do Centro de Trauma do Hospital Nove de Julho (H9J), que garante o tratamento imediato multidisciplinar e especializado para os diferentes ferimentos no corpo da vítima.

De acordo com a Dra. Jeanne Corrêa, médica da equipe de cirurgia de trauma do H9J, “A vítima de trauma deve sempre procurar atendimento médico, porque acidentes aparentemente sem gravidade podem causar traumatismos sérios, dependendo de diferentes fatores, como a idade da vítima, o uso de medicações ou a presença de doenças preexistentes. A possibilidade de sangramento interno que, inicialmente, passa despercebido, é outra urgência que exige a busca por tratamento médico o mais breve possível", enfatiza.

 Como funciona um Centro de Trauma?

O objetivo do centro de trauma é promover atendimento e tratamento avançado de lesões múltiplas em pessoas que passaram por um evento traumático. Ele oferece avaliação rápida e cuidado efetivo para garantir, além da sobrevivência do paciente, uma recuperação mais rápida e com o menor número de sequelas possível, temporárias ou permanentes.

Segundo a Dra. Jeanne Corrêa, os benefícios do paciente que pode contar com um centro de trauma é: “Ele será atendido por especialistas com ampla experiência em tratar o traumatizado, em um local moderno, com infraestrutura hospitalar e tecnologia avançada. As equipes multidisciplinares são treinadas e habilitadas a agir rapidamente e precisamente para avaliar lesões e proporcionar tratamento eficaz, o que minimiza as sequelas e otimiza a reabilitação", explica.

A literatura médica mundial mostra que traumatizados atendidos em centros de trauma apresentam menor mortalidade e sobrevida com melhor qualidade quando comparados com os pacientes tratados em hospitais sem essa área. Isso porque os centros de trauma certificados obedecem a protocolos e diretrizes de tratamento rígidos e são auditados continuadamente por comitês de controle de qualidade e, periodicamente, por organismos internacionais de certificação de qualidade. 

O Centro de Trauma​ do Hospital Nove de Julho conta com infraestrutura completa de pronto-socorro; centro cirúrgico com salas híbridas, onde equipes simultâneas podem operar; Unidade de Terapia Intensiva de Trauma (UTI); Centro de Diagnóstico por Imagem; banco de sangue com apoio de laboratório e profissionais especializados treinados nos melhores centros de trauma norte-americanos, com abordagem multidisciplinar, agilidade e coordenação. Nosso Centro de Trauma está pronto para o tratamento de traumas penetrantes – produzidos por projéteis de armas de fogo, armas brancas, estiletes e lesões abertas – e traumas contusos – acidentes de trânsito, colisão de automóveis, motocicletas e bicicletas, atropelamentos, acidentes de trabalho, queda de altura, explosões, queimaduras e agressões sem arma.  

A Dra. Jeanne Corrêa destaca: “O Centro de Trauma do Hospital Nove de Julho é uma referência ao atendimento privado do doente traumatizado e recebe pacientes por procura espontânea ou por meio de emergência e de transferências de outros hospitais. A instituição conta com cirurgiões, ortopedistas e várias especialidades médicas, que são acionados de acordo com a necessidade do paciente, como neurocirurgia, cirurgia plástica e vascular, entre muitas outras. Além das especialidades médicas, há uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros", reforça. 

No Pronto-Socorro, há uma sala de trauma com estrutura para procedimentos cirúrgicos e radiológicos de emergência e equipamentos para exames radiológicos modernos, para que diagnóstico e tratamento sejam rápidos e precisos. A existência de uma UTI de Trauma é um importante diferencial para melhor evolução e prognóstico do doente politraumatizado.

Infraestrutura

Cada minuto conta para um bom desfecho do tratamento de traumas e, por esse motivo, uma infraestrutura completa faz diferença nessa hora. Conheça como o nosso Centro de Trauma está estruturado: 

  • Moderno Departamento de Emergência, preparado para casos de alta complexidade, com segurança e excelência;

  • Sala de Trauma exclusiva no pronto-socorro para atendimento a pacientes graves, com capacidade, inclusive, para a realização de procedimentos e intervenções, além de oxigenação e controle de sangramentos;

  • Especialistas (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos) com experiência em trauma e emergência;

  • UTI totalmente dedicada à recuperação de vítimas de trauma;

  • Medicina diagnóstica, com equipamentos avançados de diagnóstico por imagem, incluindo tomógrafo com 124 canais, ressonância magnética e PET/CT;

  • Equipe multidisciplinar experiente;

  • Atendimento por escala de gravidade e protocolos com medicação;

  • Em relação a informações sobre prevenção de acidentes domésticos, o hospital conta com um local – uma espécie de minicasa – que é utilizado para ensinar ao paciente que está em reabilitação as formas de se proteger no ambiente doméstico, por exemplo, ao usar o fogão, se locomover, usar as barras de apoio em casa.

 Benefícios ao paciente

Na prática, isso significa que, para a pessoa que necessita desse tipo de cuidado, é possível contar com uma equipe apta a fazer o atendimento imediato para o controle de eventual hemorragia e a avaliação do estado geral do organismo para a preservação da vida até que o paciente esteja fora de risco.  Com isso, há chances de se reduzirem os riscos de sequelas.

​Aprimoramento constante

Anualmente, o nosso hospital realiza a Jornada Internacional de Trauma, evento que envolve profissionais que fazem parte do fluxo de atendimento (cirurgiões, enfermeiros, socorristas e equipes de resgate, entre outros). A intenção desse encontro é compartilhar conhecimento e estreitar o relacionamento entre os profissionais, sem deixar de mencionar o intuito de disseminar informações científicas e baseadas em evidências.

Um Centro de Trauma​, portanto, envolve um conceito de cuidados específicos, com equipes experientes e integradas, infraestrutura, conhecimento científico e tecnologia de ponta para a recuperação do paciente.

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​




 


​​ Agendamento​

Veja mais