Logon
Blog

Como evitar os acidentes domésticos mais comuns

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

No período de férias, pais e filhos ficam mais tempo dentro de casa e há um aumento dos riscos de acidentes domésticos. Por isso, a conscientização é muito importante e a atenção deve ser redobrada nesse período. Abaixo, destacamos quais são os mais comuns e explica como evitá-los.

Área de lazer

Na hora de levar as crianças para o parquinho, é importante observar alguns detalhes. Os balanços devem ser feitos de plástico, não de madeira ou ferro. Esses balanços mais pesados podem causar trauma ainda mais grave quando a criança cai ou é acertada por eles.

Além disso, é importante que os pequenos estejam sempre acompanhados por um adulto, principalmente quando o brinquedo for maior do que a sua estatura.

A piscina também é outro ponto de atenção. Por menor que seja, ela pode causar afogamento. E o piso molhado ao redor de piscinas e nas varandas é bastante escorregadio e pode provocar quedas, inclusive de adultos. Por isso, é importante manter essas áreas secas.

Cozinha

A cozinha é um ambiente de alto risco pois o número de casos de queimaduras que acontecem nesse ambiente é muito alto. Quando o paciente é criança, o mais comum é puxar o cabo da panela e acabar se queimando com água fervendo ou algum alimento que esteja muito quente. 

Para prevenir esse tipo de acidente, o mais indicado é manter o cabo da panela voltado para dentro do fogão, fora de alcance das crianças. E vale lembrar: a cozinha não é um ambiente propício para elas. É importante que elas fiquem no local pelo menor tempo possível e nunca desacompanhadas.

Menores não são os únicos suscetíveis a queimaduras. É preciso ter muita atenção na hora de manipular churrasqueiras e fogareiros de álcool, por exemplo, pois são muito comuns os acidentes que ocorrem nessas ocasiões. Para prevenir esses acidentes existem produtos específicos que substituem o álcool e diminuem os riscos. No caso de acidentes, o atendimento deve ser imediato.

Área de serviço

Produtos de limpeza são tóxicos e podem causar problemas graves se ingeridos ou, em alguns casos, até mesmo se entrarem em contato com a pele. Nas férias, quando crianças ficam mais tempo em casa e querem procurar alguma diversão, é preciso redobrar os cuidados. 

Um erro que muitas pessoas cometem é comprar esses produtos em grande quantidade e fracionar em embalagens de refrigerante. Isso pode confundir crianças, que acabam consumindo o produto. Por isso, é importante mantê-los em suas embalagens originais, deixá-los sempre em prateleiras mais altas e muito bem fechados.


O que também causa intoxicação grave são os remédios tomados em excesso. É importante mantê-los sempre fora do alcance das crianças e com as embalagens lacradas.

Dr. Renato Poggetti, coordenador do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho.​

​​​

​Para marcar consultas e exames, ligue para 11-3147 9430

​​ Agendamento​

Veja mais