Logon
Blog

Combata o mau-humor com atividades físicas

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​Pode reparar: não é difícil apontar em seu círculo de amizades uma pessoa que deixou de ser sedentária para se tornar uma grande entusiasta de atividades como corrida ou ciclismo. O motivo é simples. Além dos diversos benefícios já conhecidos, exercícios físicos agem diretamente sobre nosso humor – de forma positiva, é claro!

A prática constante de atividades de intensidade moderada aumenta o nível de neurotransmissores liberados na corrente sanguínea, dentre eles dopamina, endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Com a liberação imediata de endorfina logo nos primeiros minutos de exercício, o mau-humor é o primeiro sintoma negativo a desaparecer, mas não o único. Quando realizamos atividades mais intensas, o sistema nervoso secreta uma dose maior de dopamina e serotonina, substância que tem efeito antidepressivo – e justamente por isso está presente na composição de alguns remédios ansiolíticos, com a vantagem de ser gratuito.

Mas os benefícios não param por aí: os efeitos da endorfina persistem após a prática do esporte. Considerado um analgésico natural, esse neurotransmissor combate dores no corpo e tem um efeito que chega a durar 12 horas. Então, se seu objetivo é ter um dia de muita disposição física, a dica é se exercitar assim que sair da cama!

No entanto lembre-se: para esses benefícios acontecerem, o ideal é praticar o mínimo de 30 minutos de atividades aeróbicas de três a cinco vezes por semana, sem deixar de lado o acompanhamento profissional.

Se você ainda é um iniciante, comece com atividades mais leves, evoluindo aos poucos. Assim, você verá que o mundo não é tão cinza quanto parecia!

Dr. Ricardo Nahas, médico do Esporte e coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho.


Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430​​

​​ Agendamento​

Veja mais