Logon
Blog

Cistite mal curada pode inflamar os rins

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​Agendar Consulta​
​​​​

Doença caracterizada pela inflamação dos rins, a pielonefrite é causada geralmente por bactérias como a Escherichia Coli. Muitas vezes a enfermidade acontece como decorrência de uma cistite (infecção do trato urinário inferior) mal tratada. Ou seja, a infecção "sobe" para os ureteres e rins.

A pielonefrite pode ocorrer de forma aguda (ou seja, acontecer como um episódio isolado) ou permanecer de forma crônica no organismo. Seus sintomas se parecem com os da cistite e incluem dor nas costas, necessidade de urinar com frequência, dor e ardor ao urinar, presença de urina escura ou com odor muito forte. Em alguns casos pode haver também febre, calafrios, vômitos, náuseas e cansaço excessivo.

A inflamação exige tratamento imediato, pois há riscos de que cause lesões que comprometam as funções renais de forma permanente. Se não for controlada, a bactéria também pode penetrar na circulação sanguínea e se espalhar por todo o organismo.​

A doença não escolhe sexo ou idade para se manifestar, mas as pessoas mais suscetíveis à inflamação são aquelas com organismo mais vulnerável como crianças, idosos e pacientes com imunidade baixa provocada por outras patologias ou tratamentos médicos. Pelas características anatômicas, as mulheres, que têm a uretra mais próxima do ânus, sofrem mais com essas inflamações do que os homens.

O diagnóstico é feito por avaliação clínica e exames laboratoriais. O tratamento em geral é com antibióticos. Dependendo do grau de avanço da doença pode ser necessária internação para que as medicações sejam administradas por via endovenosa e para monitorar as funções renais. A prevenção tanto da cistite quanto da pielonefrite é feita principalmente com medidas de higiene íntima. Alimentação adequada, combate ao sedentarismo e ingestão frequente de líquidos também colabora para a saúde dos rins.

​​Agendar Consulta​​




​​ Agendamento​

Veja mais