Logon
Blog

Cirurgia plástica é solução após emagrecimento drástico

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​​​Beleza com saúde. Quem passa por uma Cirurgia Bariátrica não vê a hora de perder os quilos em excesso e poder exibir um corpo magro, saudável e bonito. Porém, o paciente deve ter em mente que para chegar a esse resultado final é preciso ter paciência, persistência e, muitas vezes, submeter-se a mais de uma cirurgia.

Isso porque após o emagrecimento que se segue a uma Cirurgia Bariátrica é comum que o paciente apresente flacidez e excesso de pele em diversas partes do corpo, como braços, pernas, barriga e rosto. Para corrigir o problema em geral recomendam-se as chamadas cirurgias de Reconstrução Pós-Bariátrica. “O excesso de pele e de flacidez, mais do que causar grande desconforto, podem também elevar as chances de infecções”, afirma o cirurgião plástico do Hospital 9 de Julho, Otávio Machado de Almeida.

Segundo ele, a Reconstrução Pós-Bariátrica só é feita seis meses depois de o paciente estabilizar seu peso após o processo de emagrecimento. O paciente deve apresentar Índice de Massa Corpórea (IMC) inferior a 30. “Também é importante levar em conta que essas cirurgias podem ser bastante extensas, portanto não recomendamos operar mais do que duas áreas por vez. Por exemplo, se o paciente tem necessidade de cirurgia em barriga, braços e rosto, não é adequado fazer tudo de uma vez só. Precisa ser feito aos poucos”, afirma Almeida.

A recuperação pós-cirúrgica é semelhante a das demais cirurgias plásticas estéticas. “Geralmente o paciente está 80% recuperado depois de um mês do procedimento”, afirma ele. Almeida acrescenta que a técnica de lipoaspiração é um tratamento coadjuvante que tem a função apenas de melhorar o contorno de algumas áreas do corpo. “A lipoaspiração não tem a função de ajudar a emagrecer e nem corrige flacidez”, explica ele.

O paciente que se submente a cirurgias de Reconstrução Pós-Bariátrica precisa estar ciente também de que os procedimentos, assim como nas demais cirurgias plásticas, deixam cicatrizes e que elas podem ser extensas. “É muito importante também seguir as recomendações do médico no cuidado com as cicatrizes, fazendo os curativos de forma adequada. E, claro, tomar cuidado para não ganhar peso novamente”, diz o cirurgião.​
​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​

​​ Agendamento​

Veja mais