Logon
Blog

Aneurisma: entenda quais as causas e sintomas da doença

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​

O aneurisma se dá quando há uma dilatação anormal de alguma artéria do nosso corpo.  Geralmente, cresce de maneira gradual e silenciosa,  ou seja, sem sintomas. Por isso, o  acompanhamento médico periódico adequado é de extrema importância. Muitas pessoas podem conviver com essa disfunção a vida inteira. Mas nos casos em que há riscos ao  paciente, pela anatomia e tamanho do aneurisma, o tratamento é cirúrgico. Embora as causas sejam diversas,  manter hábitos saudáveis como não fumar e controlar doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes são formas de evitar o risco de desenvolver a doença. 

Aneurisma cerebral: quais os tipos existentes?​

Os tipos mais comuns  são:

  • Cerebral

  • Aorta renal

  • Aorta Abdominal​

Quais as causas do aneurisma?

A dilatação dos vasos sanguíneos é um processo normal para o equilíbrio da pressão arterial e regulação térmica do organismo, porém, o aneurisma consiste em uma dilatação excessiva, ocasionado pelo defeito ou enfraquecimento das paredes arteriais. A pessoa pode nascer com esse problema ou adquirir ao longo da vida. Neste caso, costuma aparecer após traumas, infecções, hipertensão não controlada, tabagismo entre outros fatores.

Quais os sintomas do aneurisma cerebral?

A maioria dos aneurismas não manifesta sintomas, o que os torna potencialmente perigosos e faz com que o diagnóstico seja ainda mais difícil. Dependendo do quanto a artéria esteja dilatada, o aneurisma pode comprimir alguma outra região do corpo e, com isso, levar a sintomas mais genéricos, como visão turva, caso ele esteja no cérebro, ou tosse, se localizado na aorta torácica. No entanto, os sintomas costumam ser mais presentes após seu rompimento. Em um aneurisma cerebral, por exemplo, a pessoa pode apresentar náuseas, vômitos, dores de cabeça súbitas e até perda de consciência. 


Quais os fatores de risco para desenvolver um aneurisma cerebral?

O tabagismo e a pressão alta não controlada são os principais fatores de risco para a formação ou ruptura de um aneurisma. Além disso, acredita-se que os aneurismas abdominais estejam relacionados à aterosclerose, caracterizada pela formação de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem de sangue.  
Independentemente dos sintomas, é essencial visitar seu médico pelo menos uma vez ao ano para saber se sua saúde está “em dia”. Afinal, prevenir é a palavra chave para uma vida mais saudável e tranquila.​

Como é feito o diagnóstico e exames para a doença?

O diagnóstico depende da área em que o aneurisma se encontra, mas geralmente é feito no consultório, por meio de exame físico. Pela palpação da artéria, o médico é capaz de avaliar se há um grau de dilatação que necessite uma investigação maior, com exames como ressonância magnética, ultrassonografia, arteriografia ou tomografia computadorizada.

Qual o tratamento para o aneurisma?​

O tratamento do aneurisma é basicamente cirúrgico, dependendo do tamanho e da anatomia. Atualmente,  técnicas minimamente invasivas, como o tratamento endovascular realizado por equipamentos de Hemodinâmica tornam os procedimentos mais seguros e com menor risco de complicações e sequelas. Assim, o paciente fica menos exposto a sangramentos, infecções, hérnias e tem uma recuperação mais rápida.

O Hospital Nove de Julho possui serviço de Hemodinâmica preparada para atender quadros de alta complexidade, inclusive emergenciais,  24 horas ao dia durante todo ano.




Centros_0000_Neurologia.png

​​

Leia Mais:

Dor no peito por mais de 20 minutos pode ser infarto

Manter hábitos saudáveis é o melhor caminho para combater à hipertensão

​​ Agendamento​

Veja mais