Logon
Blog

Cateterismo cardíaco: saiba como é efeito e quando ele é indicado

Procedimento é recomendado para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares

O cateterismo cardíaco é um procedimento médico que permite avaliar de forma detalhada o funcionamento do coração e do sistema de artérias que irrigam o órgão. O exame pode ser indicado tanto para investigar algum problema de saúde como para tratar eventuais obstruções encontradas nos vasos observados. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. 

Agendar consulta

​​O que é cateterismo cardíaco? 

O cateterismo cardíaco é um procedimento médico no qual um cateter (daí seu nome) é inserido em uma artéria ou veia periférica do corpo e, guiado por fluoroscopia ou imagem de ultrassom, é avançado até o coração.  

Esse processo permite a visualização direta das artérias coronárias e das câmaras cardíacas, possibilitando o diagnóstico preciso de doenças no coração e eventuais bloqueios no fluxo de sangue. Por isso, é recomendado em situações específicas, como em pacientes com sintomas de infarto

O procedimento também é conhecido como angiografia coronária, cinecoronariografia ou ainda estudo hemodinâmico. 

​​​Para que serve o cateterismo cardíaco? 

O principal objetivo do cateterismo cardíaco é diagnosticar e avaliar condições cardíacas, como obstruções nas artérias coronárias, válvulas cardíacas danificadas, anormalidades congênitas e problemas estruturais no coração.  

Além disso, o procedimento também pode ser utilizado para realizar intervenções terapêuticas, como a angioplastia coronária, implante de stents, entre outras. 

​Qual é a diferença entre cateterismo cardíaco e angioplastia? 

O cateterismo cardíaco é um procedimento mais abrangente que pode ser utilizado tanto para diagnóstico quanto para tratamento de problemas cardiovasculares. Por outro lado, a angioplastia coronariana é um procedimento específico realizado durante o cateterismo cardíaco para desobstruir artérias coronárias que eventualmente estejam obstruídas. 

​Como o cateterismo cardíaco é feito? 

Normalmente, o cateterismo cardíaco é realizado por uma equipe especializada em hemodinâmica (área também conhecida como cardiologia intervencionista). Utilizando anestesia local e, às vezes, sedação, um cateter geralmente é introduzido por meio de uma artéria (como a femoral ou radial) e cuidadosamente guiado até o coração sob orientação de imagens em tempo real.  

Durante o procedimento, são realizadas medições de pressão e injeções de contraste para avaliar a circulação sanguínea e identificar possíveis obstruções, que podem ser corrigidas no mesmo momento utilizando a mesma incisão; ou em um segundo momento, conforme indicação clínica.  

Qual o diferencial da cardiologia hemodinâmica do Hospital Nove de Julho? 

O Hospital Nove de Julho possui atualmente duas salas de hemodinâmica para a realização de intervenções como cateterismo, angioplastia coronariana e colocação de stents. Além disso, tanto os exames como os procedimentos são feitos por profissionais experientes utilizando dispositivos de última geração, com metodologia atualizada e avançada de avaliação e caracterização de obstruções coronarianas. 

​​Quais são os riscos do cateterismo cardíaco? 

O cateterismo cardíaco é um procedimento seguro, com baixos índices de complicações. No entanto, como qualquer intervenção médica, possui alguns riscos associados. São eles:  

  • Sangramento; 
  • Hematoma no local da punção; 
  • Infecção; 
  • Alergia ao contraste.  

Em casos mais graves, porém, raros, pode ocorrer também arritmias cardíacas e lesões vasculares.  

​Como é a recuperação do cateterismo? 

A recuperação do cateterismo cardíaco geralmente é rápida e sem intercorrências. A maioria dos pacientes recebe alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento. No entanto, o tempo de recuperação pode variar de acordo com o tipo de intervenção realizada durante o procedimento. 

Geralmente, os pacientes podem retomar suas atividades normais dentro de alguns dias, seguindo as orientações médicas quanto ao repouso, às medicações que devem ser usadas e também as restrições de atividade física. É fundamental realizar o acompanhamento médico regularmente para avaliar a eficácia do tratamento e prevenir recorrências. ​

Agendar consulta​


​​

​​ Agendamento​

Veja mais