Logon
Blog

Câncer de próstata: robótica é alternativa para reduzir sequelas

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​​O câncer de próstata, quando diagnosticado em sua fase nicial, uma das formas de tratamento mais comuns é a cirurgia para remoção da próstata. O procedimento para​ a retirada do tumor, antes feito por cirurgia aberta ou por vídeo laparoscopia, evoluiu muito ao longo dos anos. A cirurgia mais moderna na atualidade é por meio da robótica, procedimento minimamente invasivo que trouxe ganhos ao paciente. Segundo o Dr. Rafael Coelho, cirurgião especializado em robótica do Hospit​al 9 de Julho, a técnica cirúrgica diminui o risco de sequelas como a incontinência urinária e a perda da ereção.

A comparação entre a cirurgia robótica e os outros tipos de cirurgia para o câncer de próstata​ mostra que o paciente que realiza o procedimento por meio da robótica tem 20% a mais de chance de recuperar a ereção e 5% a menos de chance de ter problemas com incontinência urinária.

​O que é a cirurgia robótica?

Foto da sala cirúrgica com o robô Da VinciÉ a mais moderna técnica cirúrgica da atualidade. Nele, o médico opera de um console (uma espécie de joystick) com uma série de recursos que vão da visualização em três dimensões e ampliação da imagem do campo cirúrgico em alta definição, permitindo a visualização de microestruturas, até recursos como a filtragem de tremores das mãos, fundamental para procedimentos de longa duração, mais cansativos. Qualquer paciente com câncer de próstata que tenha a indicação cirúrgica pode realizar o procedimento por robótica. 

​"Outro benefício da cirurgia robótica é o tempo de recuperação do paciente, já que por ser menos invasiva, faz com que o paciente sangre menos, o que diminui o risco da necessidade de transfusão de sangue", afirma o médico.


​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​​​



Veja Também:

Cirurgia robótica é futuro da medicina
​H9J adquire segundo robô



​​ Agendamento​

Veja mais